quarta-feira, 9 de agosto de 2023

OS PADRES APOLOGISTAS-JUSTINO

 



 Etienne Gilson, A filosofia na idade media. São Paulo: Martin Fontes, 2020.

Síntese: Paolo Cugini

Desde século II da era cristã aparecem os padres Apologistas, ou Apologetas, assim chamados porque suas obras principais são apologias da religião cristã. No sentido técnico do termo, uma apologia era um arrazoado jurídico e essas obras são de fato, sustentações para obter dos imperadores romanos o reconhecimento do direito legal dos cristãos à existência num império oficialmente pagão. Encontra-se aí exposições parciais de fé cristã e algumas tentativas para justificá-la diante da filosofia grega.

 

1)      São Justino

 

  Obra de São Justino, mártir, é contemporânea do pastor de Hermas. Nascido em Flávia Neápolis (Naplusa) de pais pagãos, Justino converteu-se ao cristianismo antes de 132 e foi martirizado em Roma, sob o prefeito Junius Rusticus (163-167). Entre os seus escritos que foram conservados, os mais importantes são a Primeira Apologia (150), dirigida ao imperador Adriano, logo seguida de seu complemento, a Segunda Apologia, dirigida ao imperador Marco Aurélio, e o diálogo com Trífon, composto por volta de 160.

  As preocupações religiosas ocupavam então uma posição importante na própria especulação filosófica grega. Converte-se ao cristianismo era, com freqüência, passar de uma filosofia animada por um espírito religioso a uma religião capaz de vistas filosóficas.

  O cristianismo oferecia uma nova solução para problemas que os próprios filósofos tinham levantado. Uma religião baseada na fé numa revelação divina mostrava-se capaz de resolver os problemas filosóficos melhor que a própria filosofia; seus discípulos tinham, portanto, o direito de reivindicar o título de filósofos e, como se tratava da religião cristã, de declarar-se filósofos pelo simples fato de serem cristãos.

  No entanto, essa pretensão não estava ao abrigo de qualquer objeção, Antes de mais nada, se admitimos que Deus revelou a verdade aos homens apenas através de Cristo não foram culpados de tê-la ignorado. Havendo ele mesmo colocado esse problema na Primeira Apologia, Justino empenhava-se em definir a natureza da revelação cristã e seu lugar na história da humanidade. O princípio da solução que ele propõe é emprestado do evangelho de São João. “Aprendemos”, ele declara, com efeito, que o verbo ilumina todo homem que vem a esse mundo e que, por conseguinte, “ todo gênero humano participa do verbo”. Há, pois, uma revelação universal do verbo divino, anterior à que se produziu quanto ao mesmo verbo fez-se carne. Essa tese será reexporta por Justino sem termos emprestados do estoicismo. Quando dirá, em sua Segunda Apologia, que a verdade do verbo é como uma “razão seminal”, isto é, um germe, de cada homem recebeu uma parcela.

 

                                                                                                                                                   3

 

 

Com o quer que um se exprima, o fato permanece o mesmo e, como Cristo é o verbo feito carne, todos os homens que viveram segundo o verbo, fossem judeus ou pagãos, viveram segundo Cristo, ao passo que aqueles que, por seus vícios, vivera contra o verbo, também viveram contra Cristo. Houve, pois, cristãos e anticristãos antes de Cristão; logo, também, méritos e deméritos. Acrescentamos a isso que os filósofos gregos tomaram amiúde suas idéias emprestadas dos livros do antigo testamento, e teremos o direito de concluir que revelação cristã é o ponto culminante de uma revelação divina tão antiga quanto o gênero humano.

  Se assim é, o cristianismo pode assumir a responsabilidade por toda história, mas ele também requer os benefícios desta. Tudo o que se fez de mal fez-se contra o verbo. Ora, o verbo é Cristo; logo, conclui Justino em nome dos cristãos: “tudo o que foi dito de verdadeiro é nosso”. Essa afirmação justamente famosa da Segunda Apologia (cap. XIII) justificava de antemão o uso que os pensadores cristãos do éculo vindouros deviam fazer da filosofia grega. Vê-se, pelo menos, porque o próprio Justino não se teria depreendido. Para ele, Heráclito e os estóicos não são estranhos ao pensamento cristão; Sócrates conheceu “parcialmente” Cristo: de fato, ele descobriu certas verdades pelo esforço da razão, que ela própria é uma participação no verbo, e o verbo é Cristo; Sócrates pertence, pois, aos discípulos de Cristo. Em resumo, pode-se dizer a mesma coisa de todos os filósofos pagãos que, tendo pensado verdadeiro, tiveram os germes dessa verdade plena que a revelação cristã nos oferece no estado perfeito.

  Justino não faz mais que tocar de passagem os pontos sobre os quais julga útil justificar a fé cristã, e não podemos senão recolher essas indicações fragmentárias, agrupando-as sob títulos que se quer são dele.

  Deus é um ser único e inominável; Justino dia “anônimo”. Chamá-lo de pai, criador, senhor ou mestre é menos designar o que ele é em si do que o que ele é ou faz por nós. Esse Deus oculto é Deus pai. Criador do mundo, ninguém nunca lhe falou, nunca o viu, mas ele fez-se conhecer pelo homem enviando-lhe “um Deus outro que aquele que tudo fez; digo outro quanto ao número, mas não quando à noção”. Esse outro Deus é o verbo, que se fez ver por Moisés, assim como por outros patriarcas e de que dissemos que ilumina todo homem que vem a este mundo. O verbo é o “primogênito” de Deus, que o estabeleceu ou constituiu antes de qualquer criatura. Quando tentar exprimir a relação entre o verbo e o pai, Justino emprega comparações necessariamente deficientes, como a de um fogo que acende outro sem se diminuir, ou a bem estóica do pensamento (verbo interior) que se exprime em palavras (verbo proferido) sem, conduto, separa-se de si mesma. Essa geração do verbo pelo pai produziu-se antes da criação do mundo. Um texto obscuro, traduzido diversamente por diversos intérpretes, autorize uns a dizerem que, segundo Justino, o verbo foi engendrado antes da criação, mas visando-a, e outros a não lhe atribuírem essa doutrina da geração temporal do verbo. Como quer que seja, Justino subordinou expressamente o verbo ao pai e criador de todas as coisas. O Deus demiurgo, para falar com ele a linguagem do Timeu, ocupa o primeiro lugar, o verbo, que ele engendrou segundo a sua vontade, é Deus também, mas em segundo lugar.

                                                                                                                                                 4

 

Quanto ao Espírito Santo, terceira pessoa da trindade cristã, ele é Deus em terceiro lugar. Aliás a maneira como Justino fala dele convida a pensar que nunca lhe definiu claramente a natureza, o lugar e o papel.

  Do homem, Justino só considerou a alma. A passagem do diálogo com Trífon em que fala da sua natureza é bastante obscura. Essa concepção tripartiti da natureza humana (corpo, alma e espírito ou pneuma) é de origem paulina ou estóica, Justino não duvida que a alma deva ser recompensada ou punida na outra vida de acordo com os seus méritos ou seus deméritos. Aliás, nada é mais justo: Já que sua vontade é livre e não submetida ao destino, como pretendem os estóicos, o homem é responsável por seus atos, Justino insistiu tão fortemente sobre o livre arbítrio e falou tão pouco e tão vagamente do pecado original, que não vimos direito como pôde conceber o papel da graça. Justino não pensou claramente nem que suas obras o salvariam sem Cristo o salvaria se suas obras, mas não vemos que ele tenha sentido a necessidade de fundamentar essa dupla certeza em nenhuma especulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMMANUEL KANT: Crítica da razão pratica 1788

    Kant foi influenciado por Rousseau sobre a necessidade de encontrar uma moral para o sujeito e o Estado. A filosofia crítica de Kant ten...