domingo, 23 de julho de 2023

AGOSTINHO O GRANDE PROBLEMA: RAZÃO E FÉ




Autor: A.    Trapé
(tradução Paolo Cugini)

O problema da relação entre razão e fé, problema fundamental e difícil, atormentou Agostinho como pensador antes de sua conversão e depois o cansou quando quis dar uma solução ao mesmo tempo razoável e frutífera. A partir dela quis construir aquela vasta síntese do pensamento que, seguindo o movimento interior do espírito - que ama a verdade, quer conhecê-la e gozá-la como o bem supremo - inclui filosofia, teologia e misticismo juntos.

A primeira solução que ele deu para esse grande problema foi uma solução errada; errado devido à configuração em que descansou. De fato, aos 19 anos ele aceitou uma abordagem que, embora parecesse verdadeira, estava profundamente equivocada: a abordagem do racionalismo maniqueísta. Este, transformando um frutífero binômio em um dilema disruptivo, rejeitou a fé e seguiu, ou pretendeu seguir, apenas a razão.

A conversão começou com a suspeita de que essa solução poderia estar precisamente, metodologicamente falando, errada.. Ele intuiu que a mente humana, tão sagaz, não poderia ignorar a verdade; ao contrário, ele ignorava como procurá-lo. Isso tinha que partir da autoridade e precisamente de uma autoridade divina.

A suspeita logo se tornou certeza, e a certeza derrubou a abordagem inicial: não mais razão ou fé, mas razão e fé. Só esse binômio lhe parecia razoável e frutífero. Restava apenas estabelecer quem tinha a primazia e qual deveria ser a colaboração entre eles. Ele o estudou longamente e escreveu repetidamente sobre ele, antes e depois de seu batismo. Na sua reflexão, guiando-se pelo lugar insubstituível que a fé ocupa na vida humana - sem a fé, esta seria absolutamente impossível -, concluiu que há dois caminhos que conduzem o homem ao conhecimento da verdade, e não um só: a razão que gera a ciência, a autoridade à qual se adere pela fé. Ele diz: "Somos necessariamente conduzidos ao aprendizado por um duplo princípio: a autoridade e a razão. Na ordem do tempo, a autoridade vem primeiro, na ordem da importância, a razão ". Luminosa distinção que permite à linha doutrinária do bispo de Hipona passar incólume entre as rochas opostas do fideísmo e do racionalismo, reunindo, sem confundi-las, as contribuições da razão, que não perde o seu primado em relação ao conhecimento da verdade, e da fé que tem um primado não absoluto, mas temporal. Ele não quer apenas acreditar, mas também compreender, pois "a alma não deseja nada mais fortemente do que a verdade" e a verdade conhecida no esplendor de sua evidência. O fundamento intelectual do pensamento agostiniano é evidente aqui.

Eis o seu programa: "Todos sabem que somos estimulados ao conhecimento pelo duplo peso da autoridade e da razão. Considero definitivamente certo que nunca devo me distanciar da autoridade de Cristo, porque não consigo encontrar outra mais válida. Quanto ao que deve ser alcançado com a investigação sutil da razão, estou confiante de que, entretanto, encontrarei nos platônicos o que não repugna aos nossos sagrados mistérios. Esta, de fato, é a minha disposição atual: aprender o que é verdadeiro não só com a fé, mas também com a razão".

Seguindo esse programa, ele reúne seu método em dois conhecidos efeitos complementares, quais sejam: "crer para compreender" e "compreender para crer". A primeira indica a utilidade da fé, a segunda a necessidade da razão. Na primeira escreveu um livro famoso que tem este título significativo: A utilidade de acreditar . A fé é útil para todos, até para o filósofo.

Essa utilidade é múltipla e pode ser assim resumida: a fé é o remédio que cura o olho do espírito para que se fixe na verdade indefectível; é a fortaleza inexpugnável que defende e assegura qualquer um, especialmente o débil, da multiplicidade dos erros: "este é o verdadeiro método - exclama Agostinho -: acolher os enfermos no baluarte da fé e, colocando-os já em segurança, lutar por eles com todas as forças da razão"; é o ninho onde se colocam as penas para o voo rumo a altos horizontes de verdade; é o atalho que permite conhecer rapidamente e sem esforço as verdades essenciais que são necessárias para levar uma vida sábia.

Mas a fé nunca é sem razão. Eis a razão do segundo preceito que completa o primeiro: "compreender é crer". Ninguém, de fato, acredita em algo "a menos que primeiro tenha pensado que deve acreditar": "crer não significa outra coisa senão pensar com assentimento... fé que não é pensada não é fé".

É a razão, aliás , que demonstra "em quem acreditar". Portanto, "até a fé tem olhos com os quais vê até certo ponto que o que ainda não vê é verdadeiro". Princípio maravilhoso, que não anula a fé, que permanece, como deve ser, assentimento ao que não se vê, mas que insere a razão no contexto da fé, que já vê "até certo ponto" que aquilo que ainda não vê é verdadeiro. "Até certo ponto", porque uma coisa seria ver aquilo em que se acredita - caso em que, aliás, a fé já não seria fé, mas visão: "não há fé quando se vê" - outra coisa é ver apenas que a autoridade a que se adere pela fé é credível. Portanto, se é razoável, em termos de método, que a fé preceda a razão, também é necessário, em termos de credibilidade, que a razão preceda a fé, caso contrário, isso não seria mais fé, mas vã credulidade.

O importante discurso sobre os olhos da fé é um prelúdio daquele sobre as razões de credibilidade, ao qual Agostinho volta com frequência. "Muitos são os motivos que me mantêm no seio (da Igreja Católica).

1.      O consentimento dos povos e das nações me mantém;

2.      a autoridade fundada com milagres, alimentada com esperança, aumentada pela caridade, consolidada com antiguidade;

3.      a sucessão de bispos, da própria sé do apóstolo Pedro, a quem o Senhor, depois da ressurreição, deu para apascentar suas ovelhas, até o presente episcopado;

4.      enfim, o próprio nome de católico, que não sem razão só esta Igreja obteve manter o crente no seio da Igreja Católica, mesmo que a verdade, devido à lentidão da nossa mente e à indignidade da nossa vida, ainda não apareça .

Desta passagem emergem dois aspectos do método seguido por Agostinho para demonstrar a credibilidade da fé, aspectos que podem ser assim resumidos: de autoridade e de globalidade.

a.       A primeira - o método da autoridade - baseia-se nestes pontos essenciais:

1.      a fé ocupa, também nas questões humanas, um lugar insubstituível;

2.       a necessidade de autoridade divina porque a fé é certa: "Existe uma autoridade divina e uma humana; mas somente a autoridade divina é verdadeira, certa e supremamente autoritária";

3.       a providência não pode deixar a humanidade sem "o caminho aberto a todos para a libertação da alma".

b.      O segundo - o método da globalidade - baseia-se na história da salvação que culmina na realidade histórica da Igreja, grande e perene motivo de credibilidade, como dizia o Concílio Vaticano II.

Veja um primeiro resumo deste método na Epístola 137 (4, 15-16). Termina com as estupendas palavras: “Então, qual é a alma anelante da eternidade e pensativa diante da brevidade da vida presente que há de querer lutar contra a luz e a força sublime desta autoridade divina?”. A exposição mais ampla será então encontrada em De utilitate credendi e finalmente na Cidade de Deus que responde às objeções dos pagãos.

Além disso, Agostinho defende a correção do método, que é assegurar os fracos e vacilantes no reduto da fé para depois lutar por eles com todas as forças da razão. Isso é feito por alguns "homens piedosamente instruídos e verdadeiramente espirituais".

Finalmente, do discurso sobre os olhos da fé emerge a estreita união que existe em Agostinho entre filosofia e teologia, à qual se acrescenta a mística como complemento: três momentos da ascensão do espírito rumo à beleza da sabedoria eterna, três momentos profundamente unidos, sem confusão, na alma e no pensamento de Agostinho: a filosofia tira vantagem da fé, e esta da filosofia, e ambas da mística.

Essa união decorre do próprio método de filosofar agostiniano. Este método tem três pontos fixos:

1.       a busca assídua da evidência da razão, da qual decorre o insistente retorno à autoconsciência onde resplandece a percepção imediata da verdade, a ponto de nem a dúvida nem o erro poderem obscurecê-la;

2.       a utilidade do crer que exclui os "argumentadores tagarelas" - "aqueles que não querem partir da fé" - e prepara para o conhecimento direto da verdade;

3.       a tensão sapiencial que nos leva a buscar a verdade como sumo bem e, portanto, não só a conhecê-la, mas também amá-la e possuí-la. Portanto, este amor primeiro será exaustivo porque está sempre em busca, em movimento; então frutífero , quando a verdade aparecerá em plena visão. Com efeito, a sabedoria não é outra senão «a verdade na qual se conhece e se possui o sumo bem ».

É precisamente este método que confere ao pensamento agostiniano as prerrogativas que o distinguem: luminosidade e calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMMANUEL KANT: Crítica da razão pratica 1788

    Kant foi influenciado por Rousseau sobre a necessidade de encontrar uma moral para o sujeito e o Estado. A filosofia crítica de Kant ten...