segunda-feira, 30 de setembro de 2024

A CIDADE DE DEUS DE SANTO AGOSTINHO

 



 

Robert Louis Wilken. Alla ricercar del volto di Dio. La nascita del pensiero cristiano. Milano: Vita e Pensiero, 2006, pp. 155-174.

Tradução e síntese: Paolo Cugini

 

O saque de Roma foi a causa do livro mais ambicioso de Agostinho, a cidade de Deus. Escrita nas duas décadas seguintes ao saque da cidade, manteve Agostinho ocupado por uma década e meia. Os três primeiros livros foram concluídos em 414, quando ele tinha 60 anos. Mas a última não foi concluída antes de 426, quando ele tinha acabado de completar setenta anos. No entanto, toda a obra é criada a partir de um projeto preciso ao qual Agostinho permaneceu fiel até a última página. Agostinho fala deste livro como uma obra enorme. Além disso, abrange tópicos tão amplos e díspares, que quase pode funcionar como um manual de doutrina cristã.

É o primeiro tratado que discute em profundidade a relação do Cristianismo com a vida social e política no século IV. Eusébio, o primeiro historiador do Cristianismo e biógrafo de Constantino, o primeiro imperador cristão, assumiu o desafio de conectar o Cristianismo á nova situação política Ele viu um imperador romano da fé cristã, mas Agostinho escreveu em uma escala muito maior e com uma consciência mais aguda do fato de que a história sagrada da Bíblia não foi simplesmente e sem saltos estendida na história da igreja.  A cidade de Deus é uma apologia do cristianismo diante daqueles que o contestam. Nos primeiros cinco livros Agostinho recorre aos romanos que acreditavam que o culto aos deuses tradicionais garantia uma existência feliz. A obra de Agostinho se dirige aos críticos do cristianismo. Por isso a cidade de Deus pode ser lida como a resposta cristã à República de Platão.

Poder-se-ia pensar que Agostinho teria contrastado a sua cidade ideal com a de Platão, mas em vez disso ele não concebe uma cidade modelo, um ideal de sociedade, que os homens deveriam realizar neste mundo. A sua cidade de Deus não é um ideal, mas uma realidade real, cidade, uma comunidade viva da qual já se pode fazer parte, mesmo que a vida na cidade de Deus só será plenamente possível no futuro.

A cidade de Deus não é a apologia de um ideal ou de uma série de crenças, mas de uma comunidade que está localizada no espaço e perdura no tempo, uma associação ordenada e ativa de seres humanos com costumes, instituições, leis, opiniões, memórias e uma vida religiosa particular.

A principal característica da cidade de Deus é que seus habitantes acreditam no único Deus verdadeiro. O livro foi escrito para responder aos filósofos que atacaram a igreja e, por isso que Agostinho explica que a Cidade de Deus é mais do que a igreja, incluindo anjos e santos. O propósito da cidade de Deus consiste em oferecer aos romanos uma interpretação do Cristianismo e explicar como a nova comunidade se relaciona com a cidade em que os cristãos residem.

 O esforço dos cristãos para compreender suas vidas como um grupo representou uma fonte nova e extremamente necessária de ideias para o pensamento político ocidental.

 

A vida dos santos é social

O pensamento cristão sobre a cidade de Deus parte da Bíblia. Para apresentar o tema de seu livro Agostinho cita três passagens dos salmos dos textos: dizem coisas maravilhosas cidade de Deus (Salmo 87.3); grande é o Senhor é digno de todo louvor na cidade do nosso Deus (Sal. 48,1); suas águas tremem, suas águas incham, os montes tremem com suas ondas, um rio, suas correntes alegram a cidade de Deus, a morada santa do Deus Altíssimo está nela, não poderá vacilar (Salmo 46,4). Todas as três passagens falam de Jerusalém, a antiga cidade da Palestina, a cidade por excelência da história judaica, mas para Agostinho a expressão cidade de Deus nos salmos, tinha também outro significado. Designava, de fato, uma comunidade de homens, mulheres e anjos unidos por seu amor a Deus. Agostinho fala também de outra cidade, a cidade deste mundo, a cidade terrena, a comunidade social e política que regula a vida dos homens. As duas cidades devem ser discutidas juntas porque neste século os cidadãos da cidade de Deus também são cidadãos da cidade terrena e vice-versa.

O fim para o qual tende toda a existência humana é a paz, mesmo quando vão para a guerra. Para Agostinho a paz não é simplesmente a paz externa, mas o termo também se aplica às relações entre os membros de uma família, laços de confiança entre os habitantes de uma cidade. A paz significa que a ordem na sociedade pressupõe a lei e exige justiça. A paz sem justiça não vale a pena nem mesmo o nome da paz; não pode ser definida como tal a paz dos homens injustos.

A casa, portanto, do homem deve ser a origem e a célula da cidade. Cada origem refere-se a um fim do seu genro e cada parte à integridade do todo ao qual pertence, portanto, é evidente que a paz doméstica deve ser referida à paz civil, ou seja, à harmonia ordenada dos que vivem juntos. A paz é uma palavra-chave da Bíblia usada no Salmo 147.12, que nos ensina que o objetivo da cidade de. Deus é paz.

A paz à qual a cidade de Deus aspira é uma união perfeitamente ordenada. O cristianismo é inevitavelmente social. A paz só pode ser alcançada em uma comunidade e desfrutada somente quando todos os membros da comunidade participam desse bem.

 

Algo que revela a nossa vida

tudo o que Agostinho diz sobre a cidade celeste e a cidade terrena está ligado à paz, mas a paz nunca pode ser alcançada plenamente nesta vida, porque a paz que os homens conseguem alcançar entre si é sempre frágil e instável. Portanto, a Escritura não promete nada sobre a paz nesta terra. Na Bíblia a paz é sempre uma questão de esperança e a paz à qual a cidade de Deus aspira só pode ser obra de Deus e não da vontade humana. De acordo com o profeta, afirma que o objetivo no qual esperamos não pode ser visto com os nossos olhos, devemos buscá-lo acreditando que o homem viverá pela sua fé (Abacuc 2,4) Estamos destinados a alcançar este objetivo e devemos ser ajudados por Deus. É possível que alguns homens alcancem um certo grau de paz nesta vida. Agostinho observa que o homem não tem paz nem dentro de si.

Os obstáculos à vida virtuosa não vêm apenas de fora, dos males da sociedade, mas também do monte de nossas paixões e desejos A vida humana não oferece paz duradoura nesta vida: a felicidade perfeita é uma ilusão. Em qualquer caso, os cristãos pertencem a uma comunidade de esperança, cuja conclusão está além da história Agostinho cita São Paulo quando diz: É na esperança que somos salvos e comenta que nos tornamos felizes na esperança. Agostinho afirmou que a Igreja é a cidade celestial Peregrina na terra, uma cidade que vive pela sua fé. Agostinho diz que os anjos aguardam a nossa chegada.

O livro A Cidade de Deus deve o seu encanto na consciência de Agostinho de que as tentativas de alcançar a paz neste mundo, mesmo que frágeis e destinadas a não alcançar o pleno sucesso, ainda precisam ser feitas.

No início da história da Igreja a tarefa de administrar o império e suas partes não envolvia a igreja. Nos primeiros anos do século III Orígenes pensava que um cristão não deveria aceitar cargos públicos. Em sua opinião o melhor serviço que o cristão poderia oferecer à sociedade, consistia em orar pelas autoridades e ensinar como levar uma vida de dedicação a Deus.

No século IV com a conversão do imperador Constantino e o crescimento contínuo da igreja, a relação dos cristãos com a sociedade sofreu uma gradual mudança. Constantino introduziu leis que fizeram do domingo o dia de descanso, criou um novo calendário e reorganizou a vida do império, promoveu legislação que desencorajava o abandono de recém-nascidos de casais pobres em locais públicos e atribuiu a tarefa de fornecer o necessário. Construiu igrejas em Constantinopla, Roma e Jerusalém, desta forma a presença do Cristianismo tornou-se cada vez mais visível nas cidades. A igreja tornou-se o edifício público mais importante. Os sacerdotes já estavam normalmente presentes na vida quotidiana do Império Romano, mas o Cristianismo introduziu um novo tipo de sacerdote o bispo.

Os bispos, ao contrário dos sacerdotes pagãos, não eram funcionários do Estado. As autoridades políticas não influenciaram de forma alguma a sua nomeação. O bispo cristão tinha a tarefa de supervisionar a comunidade dos fiéis A grande maioria dos bispos eram pessoas de grande cultura e verdadeiras guias espirituais, um exemplo moral. A igreja considerava-se um organismo único como líderes de uma sociedade alternativa e, assim, os bispos tornaram-se atores na vida social e política do império.

Na época de Agostinho, portanto, os cristãos não podiam mais contribuir para o bem comum apenas orando. Algumas das cartas mais interessantes de Agostinho são dirigidas a oficiais do Exército e oficiais civis da fé cristã, empenhados na defesa da paz da cidade terrena. Em algumas cartas, Agostinho teve o cuidado de basear sua oposição ao comércio de escravos na lei romana e, ao mesmo tempo que bispo cristão, queixou-se de que a punição prevista para o crime, ou seja, a flagelação, era muito severa.

Os cidadãos da cidade celestial, os cristãos, sabem que os anelídeos do coração humano só encontrarão pagamento em Deus e que só no encontro com Deus a esperança da paz se realizará plenamente, mas nesta vida em que a cidade de Deus é peregrina, os cristãos são cidadãos plenos das comunidades a que pertencem. Como outros cidadãos, eles aspiram à legalidade, à estabilidade e à concórdia, mas esses objetivos são inatingíveis sem coerção. Agostinho reconhece que, num mundo caído, os homens não podem viver juntos sem alguma forma de coerção. E esta é a origem que ele escreve do poder do rei, do poder da Espada, exercido,  juiz, da garra, do carrasco, das armas do soldado, da severidade do mestre: todas essas coisas têm método e utilidade, e quando existem as pessoas más são controladas e os bons podem viver entre os maus com maior tranquilidade.

Mesmo que os cidadãos da cidade de Deus participem da vida da cidade terrena e amem e respeitem as suas instituições e o seu modo de vida, não é na cidade terrena que eles depositam as suas maiores esperanças. Sendo o cristão um peregrino na terra, é cidadão de todas as nações e reúne a sociedade peregrina entre todas as línguas, sem prestar atenção à diversidade de costumes e leis, com as quais a paz terrena é estabelecida e mantida. A cidade de Deus não se preocupa nem um pouco com os assuntos da cidade terrena, mas acrescenta um esclarecimento e é isso que dá impacto ao livro. A cidade de Deus não cancela ou abole as instituições da sociedade, que vive enquanto isso não constitui um obstáculo para aquela religião que ensina a venerar o único Deus verdadeiro. No ponto onde traça uma linha de demarcação entre a cidade terrena e a cidade celeste, Agostino declara que a cidade de Deus também está interessada, do ponto de vista religioso, no funcionamento da cidade terrena, porque mesmo a cidade terrena deve honrar e venerar o único Deus verdadeiro.

 

Uma sociedade justa é ao serviço de Deus

A pergunta a ser feita sobre qualquer comunidade política é: o que uma pessoa ama? O que uma comunidade ama nos diz que tipo de comunidade é. Segundo Agostinho Roma é uma cidade que carece da verdadeira Justiça.

 Agostinho responde que o bem para o qual todos os homens tendem e o objetivo último da existência humana, o bem supremo é Deus. Somente em Deus os homens encontram a perfeição. Se eles não tiverem noção de Deus, eles nem têm noção de si mesmos e da virtude. Na verdade, não é simplesmente uma questão de se comportar de uma determinada maneira. Trata-se de atitudes e sentimentos, bem como de comportamento, afetos, bem como de deveres e obrigações. E só Deus que pode dar à vida da comunidade um fundamento que transcenda o interesse pessoal.

Na Cidade de Deus Agostinho não propõe nenhuma teoria da vida política, mas mostra que Deus nunca pode ser colocado à margem da atividade social. Por esta razão, a discussão está focada em duas cidades. Agostinho quer destacar o contraste entre a vida da cidade de Deus, que tem Deus no seu centro e é autenticamente social, e a vida que tem o seu centro em si.

 Agostinho quer redefinir a esfera pública para dar lugar à realidade espiritual.

 A cidade de Deus é um livro sobre a forma ideal de associação a vida humana vista à luz dos seus objetivos últimos. O contraste não é entre o público e o privado entre as igrejas do mundo, mas entre a virtude política e a imoralidade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desconstrução

  Refere-se a abordagens para entender a relação entre texto e significado. A desconstrução enfatiza a mera aparência da linguagem tanto na ...