sábado, 22 de março de 2025

PRIMEIRA PROVA DE FENOMENOLOGIA 2025

 




1. A fenomenologia pede para a filosofia uma disponibilidade para acolher a realidade no seu oferecer-se á consciência qual “dato originário”, qual “fenômeno” que se auto manifesta pra si mesmo. É o mundo vivido que na fenomenologia é colocado em destaque. Qual é a novidade do método fenomenológico comparado com a filosofia do tempo de Husserl?


2. Tanto a epoché quanto a redução podem ser consideradas como momentos de uma reflexão transcendental, que nos liberta do nosso dogmatismo natural e que nos traz a consciência a nossa própria parcela constitutiva. Epoché e redução são os dois momentos fundamentais da fenomenologia para abordar o fenômeno: explicar de que se trata. 


3. A fenomenologia gostaria de retornar às coisas mesmas. Nossa investigação deve ser crítica e não dogmática, deve ter aversão a preconceitos metafísicos e científicos. Ela deveria ser determinada pelo que se encontra de fato diante de nós e não por aquilo que se precisa esperar a partir do nosso ponto de vista teórico. Aprofundar o sentido destas afirmações. 


4. Para o tempo não há instantes isolados, mas sim um fluxo contínuo deles que não pode ser quebrado, pois são vivenciados em sua duração real na consciência de cada pessoa, onde os estados psíquicos não se sucedem, mas coexistem. Tempo e duração em Henry Bergson.


5. O presente é o primeiro ponto não ainda empenhado, ainda não parado, o ponto ainda a caminho de aquisição. Qual é a relação entre presente e realidade na fenomenologia de Charles Péguy


6. A desconstrução enfatiza a mera aparência da linguagem tanto na fala quanto na escrita, ou sugere pelo menos que a essência, como é chamada, deve ser encontrada em sua aparência, enquanto ela mesma é "indecidível" e as experiências cotidianas não podem ser avaliadas empiricamente para encontrar a realidade da linguagem. Jacques Deridda e a desconstrução. 


7. Como é possível descontruir a religião e porque pode ser um método importante no processo de aprofundamento dos textos do Novo Testamento. Análise do texto de Paolo Cugini: desconstruindo a religião para encontrar Deus, em: https://matutan.blogspot.com/2025/03/desconstruindo-religiao-para-encontrar.html. 


8. O sofrimento ergue-se da possibilidade mais íntima da vida, ele pertence ao processo pelo qual a vida vem a si neste sentido radical e incontornável que é o sofrer primitivo como "sofrer-se" que todo o "provar-se" se cumpre fenomenologicamente. O sofrer é uma tonalidade fenomenológica originária da vida. Apenas a partir desse sofrer primitivo é que todo o sofrimento particular é possível (Henry, 2003, p. 149).A importância dos sentimentos na fenomenologia de Michel Henry. 


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