Época antiga
CARTA A DIOGNETO
Autor anonimo (II sec. d. C.).
O mistério cristão . Os cristãos, de fato, não se distinguem dos
outros homens, nem por sua terra, nem por língua ou costumes. Com efeito, não
moram em cidades próprias, nem falam língua estranha, nem têm algum modo
especial de viver. Sua doutrina não foi inventada por eles, graças ao talento e
especulação de homens curiosos, nem professam, como outros, algum ensinamento
humano. Pelo contrário, vivendo em cidades gregas e bárbaras, conforme a sorte
de cada um, e adaptando-se aos costumes do lugar quanto à roupa, ao alimento e ao
resto, testemunham um modo de vida social admirável e, sem dúvida, paradoxal.
Vivem na sua pátria, mas como forasteiros; participam de tudo como cristãos e
suportam tudo como estrangeiros. Toda pátria estrangeira é pátria deles, e cada
pátria é estrangeira. Casam-se como todos e geram filhos, mas não abandonam os
recém-nascidos. Põem a mesa em comum, mas não o leito; estão na carne, mas não
vivem segundo a carne; moram na terra, mas têm sua cidadania no céu; obedecem
às leis estabelecidas, mas com sua vida ultrapassam as leis; amam a todos e são
perseguidos por todos; são desconhecidos e, apesar disso, condenados; são
mortos e, desse modo, lhes é dada a vida; são pobres, e enriquecem a muitos;
carecem de tudo, e têm abundância de tudo; são desprezados e, no desprezo,
tornam-se glorificados; são amaldiçoados e, depois, proclamados justos; são
injuriados, e bendizem; são maltratados, e honram; fazem o bem, e são
punidos como malfeitores; são condenados, e se alegram como se recebessem a
vida. Pelos judeus são combatidos como estrangeiros, pelos gregos são
perseguidos, e aqueles que os odeiam não saberiam dizer o motivo do ódio.
A alma do mundo 6. Em poucas palavras, assim como a alma está no
corpo, assim os cristãos estão no mundo. A alma está espalhada por todas as
partes do corpo, e os cristãos estão em todas as cidades do mundo. A alma
habita no corpo, mas não procede do corpo; os cristãos habitam no mundo, mas
não são do mundo. A alma invisível está contida num corpo visível; os cristãos
são vistos no mundo, mas sua religião é invisível. A carne odeia e combate a
alma, embora não tenha recebido nenhuma ofensa dela, porque esta a impede de
gozar dos prazeres; embora não tenha recebido injustiça dos cristãos, o mundo
os odeia, porque estes se opõem aos prazeres. A alma ama a carne e os membros
que a odeiam; também os cristãos amam aqueles que os odeiam. A alma está
contida no corpo, mas é ela que sustenta o corpo; também os cristãos estão no
mundo como numa prisão, mas são eles que sustentam o mundo. A alma imortal
habita numa tenda mortal; também os cristãos habitam como estrangeiros em
moradas que se corrompem, esperando a incorruptibilidade nos céus. Maltratada
em comidas e bebidas, a alma torna-se melhor; também os cristãos, maltratados,
a cada dia mais se multiplicam. Tal é o posto que Deus lhes determinou, e não
lhes é lícito dele desertar.
Origem divina do cristianismo . De fato, como já disse, não é uma
invenção humana que lhes foi transmitida, nem julgam digno observar com tanto
cuidado um pensamento mortal, nem se lhes confiou a administração de mistérios
humanos. Ao contrário, aquele que é verdadeiramente Senhor e criador de tudo, o
Deus invisível, ele próprio fez descer do céu, para o meio dos homens, a
verdade, a palavra santa e incompreensível, e a colocou em seus corações. Fez
isso, não mandando para os homens, como alguém poderia imaginar, algum dos seus
servos, ou um anjo, ou algum príncipe daqueles que governam as coisas
terrestres, ou algum dos que são encarregados das administrações dos céus, mas
o próprio artífice e criador do universo; aquele por meio do qual ele criou os
céus e através do qual encerrou o mar em seus limites; aquele cujo mistério
todos os elementos guardam fielmente; aquele de cuja mão o sol recebeu as
medidas que deve observar em seu curso cotidiano; aquele a quem a lua obedece,
quando lhe manda luzir durante a noite; aquele a quem obedecem as estrelas que
formam o séquito da lua em seu percurso; aquele que, finalmente, por meio do
qual tudo foi ordenado, delimitado e disposto: os céus e as coisas que existem
nos céus, a terra e as coisas que existem na terra, o mar e as coisas que
existem no mar, o fogo, o ar, o abismo, aquilo que está no alto, o que está no
profundo e o que está no meio. Foi esse que Deus enviou. Talvez como alguém
poderia pensar, será que o enviou para que existisse uma tirania ou para infundir-nos
medo e prostração? De modo nenhum. Ao contrário, enviou-o com clemência e
mansidão, como um rei que envia seu filho. Deus o enviou, e o enviou como homem
para os homens; enviou-o para nos salvar, para persuadir, e não para violentar,
pois em Deus não há violência. Enviou-o para chamar, e não para castigar;
enviou-o, finalmente, para amar, e não para julgar. Ele o enviará para julgar,
e quem poderá suportar a sua presença? Não vês como os cristãos são jogados às
feras, para que reneguem o Senhor, e não se deixam vencer? Não vês como quanto
mais são castigados com a morte, tanto mais outros se multiplicam? Isso
não parece obra humana. Isso pertence ao poder de Deus e prova a sua presença.
A encarnação Quem de todos os homens sabia o que é Deus, antes que ele
próprio viesse? Quererás aceitar os discursos vazios e estúpidos dos filósofos,
que por certo são dignos de toda a fé? Alguns afirmavam que Deus é o fogo –
para onde irão esses, chamando-o deus? — Outros diziam que é água. Outros ainda
que é um dos elementos criados por Deus. Não há dúvida de que se algumas dessas
afirmações é aceitável, poderíamos também afirmar que cada uma de todas as
criaturas igualmente manifesta Deus. Mas todas essas coisas são charlatanices e
invenções de charlatães. Nenhum homem viu, nem conheceu a Deus, mas ele próprio
se revelou a nós. Revelou-se mediante a fé, unicamente pela qual é concedido
ver a Deus. Deus, Senhor e criador do universo, que fez todas as coisas e as
estabeleceu em ordem, não só se mostrou amigo dos homens, mas também paciente.
Ele sempre foi assim, continua sendo, e o será: clemente, bom, manso e
verdadeiro. Somente ele é bom. Tendo concebido grande e inefável projeto, ele o
comunicou somente ao Filho. 10Enquanto o mantinha no mistério e guardava sua
sábia vontade, parecia que não cuidava de nós, não pensava em nós. Todavia,
quando, por meio do seu Filho amado, revelou e manifestou o que tinha
estabelecido desde o princípio, concedeu-nos junto todas as coisas: não só
participar dos seus benefícios, mas ver e compreender coisas que nenhum de nós
teria jamais esperado.
Os Mártires de Abilene: “Sem o Domingo não podemos viver”
“Sine dominico non possumus” (= Sem domingo não podemos viver) Esta frase
foi pronunciada pelos Mártires de Abilene (Tunísia). Em 303 DC o imperador
Diocleciano, depois de anos de relativa calma, desencadeou uma violenta
perseguição contra os cristãos ordenando que “os textos sagrados e os santos
Testamentos do Senhor e as Escrituras divinas deveriam ser procurados, para que
pudessem ser queimados; as basílicas do Senhor tiveram que ser demolidas; era
necessário proibir a celebração dos ritos sagrados e das reuniões santíssimas
do Senhor” (Atos dos Mártires, I). Em Abitene, um grupo de 49 cristãos,
contrariando as ordens do Imperador, reunia-se semanalmente na casa de um deles
para celebrar a Eucaristia dominical. É uma comunidade cristã pequena, mas
diversificada.
Surpreendidos durante uma reunião na casa de Ottavio Felice, eles são
presos e levados a Cartago perante o procônsul Anulinus para serem
interrogados. Ao procônsul, que lhes pergunta se têm as Escrituras em
casa, os Mártires confessam corajosamente que “as guardam no coração”,
revelando assim que não querem de forma alguma separar a fé da vida. O próprio
martírio deles se transforma numa liturgia “eucarística”.
Entre os vários testemunhos, é significativo o prestado por Emérito. Ele
afirma, sem qualquer receio, que recebeu os cristãos em sua casa para a
celebração. O procônsul lhe pergunta: “Por que você acolheu cristãos em sua
casa, contrariando assim as disposições imperiais? ”. E aqui está a
resposta de Emérito: «Sine dominico non possumus»; isto é, não podemos ser ou
mesmo viver como cristãos sem nos reunirmos aos domingos para celebrar a
Eucaristia.
Estes 49 mártires de Abitene enfrentaram a morte com coragem, para não
negarem a sua fé em Cristo ressuscitado e não deixarem de o encontrar na
celebração eucarística dominical. É o que emerge claramente do comentário que o
redator dos Atos dos Mártires faz à pergunta feita pelo procônsul ao mártir
Félix: “Se você é cristão, não deixe que isso seja conhecido. Em vez
disso, responda se você participou das reuniões." E aqui fica o
comentário:
“Como se o cristão pudesse existir sem celebrar os mistérios do Senhor ou
os mistérios do Senhor pudessem ser celebrados sem a presença do cristão! Não
sabes então, Satanás, que o cristão vive da celebração dos mistérios e que a
celebração dos mistérios do Senhor deve ser realizada na presença do cristão,
para que não possam existir separados uns dos outros? Quando você ouvir o nome
de cristão, saiba que ele se reúne com seus irmãos diante do Senhor e, quando
ouvir falar de reuniões, reconheça nela o nome de cristão”.
Eles foram martirizados em 303. Sua festa é 12 de fevereiro.
Época medieval
Dictatus Papae Gregorio VII
·
Que a Igreja Romana foi fundada
somente por Deus.
·
Que somente o Pontifice Romano
pode ser chamado de universal com pleno direito.
·
Que somente o Pontifice pode
depor e restabelecer bispos.
·
Que os legados do Pontifice,
ainda que de grau inferior, em um concílio estão acima de todos os bispos, e
pode contra estes pronunciar sentença de deposição.
·
Que o Papa pode depor os
ausentes.
·
Que não se deve ter comunhão ou
permanecer na mesma casa com aqueles que tenham sidos excomungados.
·
Que só à ele é lícito promulgar
novas leis de acordo com as necessidades dos tempos, reunir novas congregações,
converter uma abadia em casa canônica e vice-versa, dividir uma diocese rica ou
unir pobres.
·
Que somente ele possui as
insignias imperiais.
·
Que todos os príncipes devem
beijar os pés do Papa.
·
Que o seu nome deve ser recitado
em toda igreja.
·
Que o seu título é único no
mundo.
·
Que é lícito depor o imperador.
·
Que a ele é lícito segundo as
necessidades transladar os bispos de uma sede para outra.
·
Que ele tem o poder de ordenar um
clérigo de qualquer igreja para o lugar que queira.
·
Que o que foi ordenado por ele
pode governar a igreja de outro, mas não fazer a guerra; não pode receber de
outro bispo um grau superior.
·
Que nenhum sínodo pode ser
chamado de geral se não for guiado por ele.
·
Que nenhum artigo ou livro pode
ser chamado de canônico sem sua autorização.
·
Que nada pode revogar sua
palavra, só ele pode fazê-lo.
·
Que nada pode julgá-lo.
·
Que nada pode condenar quem apela
a Sede Apostólica.
·
Que as causas de maior
importância, de qualquer igreja, devem ser submetida ao seu juizo.
·
Que a Igreja Romana não erra e
não errará jamais, isto está de acordo com as sagradas escrituras.
·
Que o Pontífice Romano, se houve
sido ordenado em uma eleição canônica,está indubitavelmente santificado pelos
mérito do Bem Aventurado Pedro como nos testemunha Santo Ennódio, bispo de
Pávia, com o consentimento de muitos Santos Padres, como se encontra escrito
nos decretos do bem aventurado Papa Símaco.
·
Que de baixo de sua ordem e com
sua permissão é lícito aos súditos fazer acusações.
·
Que pode depor e restabelecer os
bispos mesmo fora de reuniões de sínodo.
·
Que não deve ser considerado
católico quem não está de acordo com a Igreja Romana.
·
Que o Pontifice pode absolver os
súditos de juramento de fidelidade a iníquos.
Bula Licet ad capiendos
(Dirigida aos dominicanos inquisidores)
“Onde quer que lhes [hereges] ocorra pregar, estais facultados, se os
pecadores persistirem em defender a heresia apesar das advertências, a
privá-los para sempre dos seus benefícios espirituais e a proceder contra eles
e todos os outros, sem apelação, solicitando em caso necessário a ajuda das
autoridades seculares e vencendo sua oposição, se isto for necessário, por meio
de censuras eclesiásticas inapeláveis”. Papa
Gregório IX (1233)
Bula Ad Extirpanda
Lei 25.
O chefe de estado ou governante deve forçar todos os hereges que tem em
custódia, desde que o faça sem os matar ou lhes quebrar os braços ou pernas,
como verdadeiros ladrões e assassinos de almas e ladrões dos sacramentos de
Deus e da fé cristã, para confessarem os seus erros e acusar outros hereges que
eles conhecem, e especificar os seus motivos, e aqueles que eles seduziram, e
aqueles que os alojaram e defenderam, assim como ladrões e assaltantes de bens
materiais são levados a acusar os seus cúmplices e confessar os crimes que
cometeram. Papa Inocêncio IV (1252).
Época Moderna
Lutero (1517)
1. Ao
dizer: "Fazei penitência", etc. [Mt 4.17], o nosso Senhor e Mestre
Jesus Cristo quis que toda a vida dos fiéis fôsse penitência. 2. Esta penitência não pode ser entendida
como penitência sacramental, isto é, da confissão e satisfação celebrada pelo
ministério dos sacerdotes. 3. No
entanto, ela não se refere apenas a uma penitência interior; sim, a penitência
interior seria nula, se, externamente, não produzisse toda sorte de
mortificação da carne. 4. Por
conseqüência, a pena perdura enquanto persiste o ódio de si mesmo (isto é a
verdadeira penitência interior), ou seja, até a entrada do reino dos céus. 5. O papa não quer nem pode dispensar de
quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
27. Pregam
doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a
alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, podem aumentar o lucro e
a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
32. Serão
condenados em eternidade, juntamente com seus mestres, aqueles que se julgam
seguros de sua salvação através de carta de indulgência. 33. Deve-se ter muita
cautela com aqueles que dizem serem as indulgências do papa aquela inestimável
dádiva de Deus através da qual a pessoa é reconciliada com Deus. 34. Pois
aquelas graças das indulgências se referem somente às penas de satisfação
sacramental, determinadas por seres humanos. 35. Não pregam cristãmente os que
ensinam não ser necessária a contrição àqueles que querem resgatar ou adquirir
breves confessionais. 36. Qualquer cristão verdadeiramente arrependido tem
direito à remissão pela de pena e culpa, mesmo sem carta de indulgência. 37.
Qualquer cristão verdadeiro, seja vivo, seja morto, tem participação em todos
os bens de Cristo e da Igreja, por dádiva de Deus, mesmo sem carta de
indulgência.
. 51.
Deve-se ensinar aos cristãos que o papa estaria disposto - como é seu dever - a
dar do seu dinheiro àqueles muitos de quem alguns pregadores de indulgências
extraem ardilosamente o dinheiro, mesmo que para isto fosse necessário vender a
Basílica de S. Pedro. 52. Vã é a confiança na salvação por meio de cartas de
indulgências, mesmo que o comissário ou até mesmo o próprio papa desse sua alma
como garantia pelas mesmas. 53. São inimigos de Cristo e do papa aqueles que,
por causa da pregação de indulgências, fazem calar por inteiro a palavra de
Deus nas demais igrejas. 54. Ofende-se a palavra de Deus quando, em um mesmo
sermão, se dedica tanto ou mais tempo às indulgências do que a ela.
Concilio de
Trento (1545-1563)
Decreto sobre a Sagrada
Escritura
Decreta também com a
finalidade de conter os ingênuos insolentes, que ninguém, confiando em sua
própria sabedoria, se atreva a interpretar a Sagrada Escritura em coisas
pertencentes à fé e aos costumes que visam a propagação da doutrina Cristã,
violando a Sagrada Escritura para apoiar suas opiniões, contra o sentido que
lhe foi dado pela Santa Amada Igreja Católica, à qual é de exclusividade
determinar o verdadeiro sentido e interpretação das Sagradas Letras; nem
tampouco contra o unânime consentimento dos santos Padres, ainda que em nenhum
tempo se venham dar ao conhecimento estas interpretações. Aos medíocres, sejam
declarados contraventores e castigados com as penas estabelecidas por direito.
E querendo também, como é justo, colocar um freio nesta parte aos impressores
que sem moderação alguma, e persuadidos de que lhes é permitido a quanto se lhes
queira, imprimirem sem licença dos superiores eclesiásticos, a Sagrada
Escritura, notas sobre ela, e exposições indiferentemente de qualquer autor,
omitindo muitas vezes o lugar da impressão, ou muitas vezes falsificando, e o
que é de maior conseqüência, sem nome de autor, e além disso tais livros
impressos alhures, são vendidos sem discernimento e temerariamente, este
Concílio decreta e estabelece que de ora em diante seja impressa, com a maior
compreensão possível, a Sagrada Escritura principalmente a antiga edição da
Vulgata, e que a ninguém seja lícito imprimir nem fazer com que seja impresso
livro algum de coisas sagradas ou pertencentes à religião, sem o nome do autor
da impressão, nem vende-los, nem ao menos tê-los em sua casa, sem que primeiro
sejam examinados e aprovados pela Igreja, sob pena de excomunhão e de multa
estabelecida no Canon do último Concílio de Latrão. Além disso, querendo o
Sagrado Concílio reprimir a temeridade com que se aplicam e distorcem qualquer
assunto profano, as palavras e sentenças da Sagrada Escritura podem ser
utilizadas para se escrever bobagens, fábulas, futilidades, adulações,
murmúrios, superstições, ímpios e diabólicos encantos, adivinhações, sortes,
libelos de infâmia, ordena e manda estripar esta irreverência e menosprezo, que
ninguém daqui para frente se atreva a valer-se de modo algum de palavras da
Sagrada Escritura para estes e nem outros semelhantes abusos que todas as
pessoas que profanem e violem deste modo a Palavra Divina, sejam reprimidas
pelos Bispos, com as penas de direito a sua atribuição.
Da preparação que deve
preceder o recebimento digno da Sagrada Eucaristia
Se não é decoroso que ninguém
se apresente a nenhuma das demais funções sagradas, senão com pureza e
santidade, muito mais notória é às pessoas cristãs, a santidade e divindade
deste celeste Sacramento, com muito maior agilidade por certo devem procurar
apresentar-se para receber com grande respeito e santidade; principalmente se
nos lembrarmos daquelas terríveis palavras do Apóstolo São Paulo: "Quem
come e bebe indignamente, come e bebe sua condenação, pois não faz diferença
entre o Corpo do Senhor e outras comidas". Devido a isto deveremos sempre
lembrar àquele que queira comungar, o preceito do mesmo Apóstolo: Reconheça-se
o homem a si mesmo. O costume da Igreja declara que é necessário este exame
para que ninguém que tenha consciência de que esteja em pecado mortal possa
receber a Sagrada Eucaristia, mesmo que pareça estar muito arrependido, pois é
necessária a confissão sacramental para livrá-lo dos pecados. Isto mesmo foi
decretado por este Santo Concílio, e seja observado perpetuamente por todos os
cristãos, e também os sacerdotes, a quem corresponde a celebração por
obrigação, a não ser que lhes falte um confessor. E se o sacerdote, por alguma
urgente necessidade celebrar sem haver se confessado, confesse sem prorrogação,
logo que possa.
Época moderna-segunda parte
(1800-1900)
Mirari Vos (Gregorio XVI, 1932)
A autoridade divina da Igreja
é contestada e, tendo pisoteado os seus direitos, querem submetê-la a razões
terrenas; com suprema injustiça querem torná-lo odioso para o povo e reduzi-lo
a uma servidão ignominiosa. Entretanto, a obediência devida aos Bispos é
quebrada e a sua autoridade é pisoteada. As Academias e Escolas ecoam
horrivelmente novas opiniões monstruosas, com as quais a Fé Católica já não é
atacada secretamente e de forma clandestina, mas abertamente e diante dos olhos
de todos, uma guerra horrível e nefasta é travada contra ela. Na verdade, desde
que as mentes dos jovens estudantes foram corrompidas pelos ensinamentos
viciosos e pelos maus exemplos dos Preceptores, o colapso da Religião e a
desastrosa perversão dos costumes espalharam-se amplamente.
Desta fonte tão corrupta de
indiferentismo provém aquela frase absurda e errónea, ou melhor, ilusão, de que
a liberdade de consciência deve ser admitida e garantida a todos: um erro muito
venenoso, ao qual a liberdade plena e imoderada de opinião que aumenta sempre
em detrimento da Igreja e do Estado, não faltando quem se atreva a
vangloriar-se com descarada impudência de que alguma vantagem para a Religião
advém de tal licença.
Para este fim é dirigida
aquela terrível, nunca suficientemente execrada e abominada “liberdade de
imprensa” na divulgação de escritos de qualquer tipo; liberdade que alguns
ousam invocar e promover com tanto clamor. Ficamos horrorizados, Veneráveis
Irmãos, ao observar que extravagância de doutrinas nos oprime ou, melhor, que
portentosa monstruosidade de erros se espalha e se dissemina por toda parte onde
com aquela multidão infinita de livros, panfletos e escritos, certamente
pequenos em tamanho, mas muito grandes em malícia, dos quais vemos com lágrimas
nos olhos a maldição que sai de inundar toda a face da terra.
Sillabo (Pio IX, 1864)
Portanto, os mencionados
Nossos Predecessores com força apostólica resistiram continuamente às
maquinações nefastas de homens iníquos que, espalhando a espuma de suas
falácias como as ondas de um mar tempestuoso e prometendo liberdade enquanto
escravos da corrupção, com suas opiniões enganosas e suas mais perniciosas
escritos, tentaram demolir os fundamentos da religião católica e da sociedade
civil, eliminar toda virtude e justiça, depravar as almas e mentes de todos,
afastar os incautos e, sobretudo, os jovens despreparados, da correta
disciplina de moral., e corrompê-la miseravelmente, aprisioná-la nas armadilhas
dos erros e finalmente arrancá-la do seio da Igreja Católica. Mas embora não
tenhamos deixado de banir e condenar frequentemente os erros mais capitais
deste tipo, a causa da Igreja Católica, a saúde das almas divinamente confiadas
a nós e o bem da própria sociedade humana exigem absolutamente que mais uma vez
estimulemos o seu cuidado pastoral, a preocupação em derrotar outras más
opiniões, que surgem dos erros mencionados na fonte. Estas opiniões falsas e
perversas são ainda mais detestáveis, porque visam, em particular, garantir que
a força salutar que a Igreja Católica, por instituição e mandato do seu Autor
divino, deve exercer livremente até à consumação do tempo, seja impedida e
afastada ., tanto para com os homens individuais como para com as nações, os
povos e seus Príncipes supremos: eles trabalham para garantir que seja
eliminada a sociedade mútua e a harmonia entre o Sacerdócio e o Império, que
sempre se mostraram benéficas e benéficas para as coisas ao mesmo tempo
sagradas.
Lista dos principais erros da
nossa época, que são notados nas alocuções consistorias, nas encíclicas e em
outras cartas apostólicas da ss. nosso senhor PIO PAPA IX.
§ I. Panteísmo, Naturalismo e Racionalismo
Absoluto
§II. Racionalismo moderado
§III. Indiferentismo, Latitudinarismo
§ 4. Socialismo, Comunismo, Sociedades
Secretas, Sociedades Livres, Sociedades Clerico-Liberais
§ V. Erros sobre a Igreja e os seus direitos
§VI. Erros que dizem respeito à sociedade
civil, considerada tanto em si como nas suas relações com a Igreja
§ VII. Erros sobre a moralidade natural e
cristã
§ VIII. Erros sobre o casamento cristão
§ IX. Erros em torno do principado civil do
Romano Pontífice
§ X. Erros que se referem ao liberalismo
atual
Pascendi
(Pio X, 1907)
Levadas as
coisas até este ponto, Veneráveis Irmãos, já temos muito para bem conhecermos a
ordem que os modernistas estabelecem entre a fé e a ciência; notando-se que
neste nome de ciência incluem também a história. Antes de tudo se deve ter por
certo que o objeto de uma é de todo estranho e separado do objeto de outra.
Porquanto a fé unicamente se ocupa de uma coisa, que a ciência declara ser para
si incognoscível. Segue-se, pois, que é diversa a tarefa de cada uma; a ciência
acha-se toda na realidade dos fenômenos, onde a fé por maneira alguma penetra;
a fé, pelo contrário, ocupa-se da realidade divina, que de todo é desconhecido
à ciência. Concluise, portanto, que nunca poderá haver conflito entre a fé e a
ciência; porque, se cada uma se restringir a seu campo, nunca poderão
encontrar-se, nem portanto contradizer-se. Se, entretanto, alguém objetar que
no mundo visível há coisas que também pertencem à fé, como a vida humana de
Cristo, responderão os modernistas negando. E a razão é que, conquanto tais
coisas estejam no número dos fenômenos, todavia, enquanto viveram pela fé e, no
modo já indicado, foram pela mesma transfiguradas e desfiguradas, foram
subtraídas ao mundo sensível e passaram a ser matéria do divino. Por este
motivo, se ainda se quisesse saber se Cristo fez verdadeiros milagres e
profecias, se verdadeiramente ressuscitou e subiu ao céu, a ciência agnóstica o
negará e a fé o afirmará; e nem assim haverá luta entre as duas. Nega-o o
filósofo como filósofo, falando a filósofos e considerando Cristo na sua
realidade histórica; afirma-o o crente, como crente, falando a crentes e
considerando a vida de Cristo a reviver pela fé e na fé.
Em matéria
de religião, é dever da filosofia não dominar, mas servir, não prescrever o que
se deve crer, mas aceitá-lo com razoável respeito, não perscrutar os profundos
dos mistérios de Deus, mas piedosa e humildemente venerá-los. Os modernistas entendem isto às
avessas.
No entanto
não basta impedir a leitura ou a venda de livros maus; cumpre, outrossim,
impedirlhes a impressão. Usem pois, os Bispos a maior severidade em conceder
licença para impressão. E visto como é grande o número de livros que, segundo a
Constituição Officiorum, hão mister da autorização do Ordinário, é costume em
certas dioceses designar, em número conveniente, Censores, por ofício, para o
exame dos manuscritos.
Já nos
referimos acima aos congressos, reuniões públicas, em que os modernistas se
aplicam à pública defesa e propaganda das suas opiniões. Salvo raríssimas
exceções, de ora em diante os Bispos não permitirão mais os congressos de
sacerdotes. Se nalgum caso o permitirem, será sob condição de não tratarem de
assuntos de competência dos Bispos ou da Santa Sé, de não fazerem propostas nem
petições que envolvam usurpação de jurisdição, nem se faça menção alguma de
tudo o que pareça modernismo, presbiterianismo ou laicismo.
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