terça-feira, 20 de agosto de 2024

TEMAS DA SEGUNDA PROVA DE PATROLOGIA

 




SEGUNDA FEIRA 16 SETEMBRO 2024

 

 

Objetivo: ajudar o/a estudante á argumentar de forma teológica algumas temáticas de Patrologia.

Modalidade: Cada estudante, singularmente ou em dupla, escolhe um dos seguintes temas que deverão serem apresentados oralmente no dia definido.

 

1.      Explicar o fenômeno que acontece nas primeiras comunidades depois do evento da ressurreição (pode ajudar o estudo deste texto: https://www.academia.edu/122541230/DO_CRISTO_DO_NOVO_TESTAMENTO_AO_CRISTO_DA_IGREJA ).

 

2.      A primeira comunidade, a parir do secundo século d.C. passa da uma certeza da vinda iminente de Jesus, testemunhada nas cartas de Paulo (cf. 1 Ts 4), para uma vinda indefinida. O que acontece na reflexão e na prática das primeiras comunidades? (pode te ajudar este texto: https://www.academia.edu/122744534/Desescatologisa%C3%A7%C3%A3o_do_kerygma ).

 

3.      Analisando o conteúdo dos artigos do credo elaborado nos primeiros concílios é possível notar uma evolução teológica importante. O texto do credo de Calcedônia (451 d.C.), por exemplo, é receado de conceito que não são bíblicos, mas claramente da filosofia grega. Em que sentido, então, podemos falar de ellenização da Patrologia, e de que maneira existe uma capacidade dos primeiros padres de modificar os conceitos da filosofia grega utilizados para formular o dogma (pode te ajudar este texto: https://paideiafca.blogspot.com/2024/07/helenizacao-e-deselenizacao-da.html ).

 

4.      Nas formulações que encontram nas cartas paulinas sobre a definição da identidade de Jesus Cristo encontram muitas vezes a fórmula: por nós, ou, pela nossa salvação. É por isso que se fala que a primeira cristologia, desenvolvida em seguida da Patrologia,  tem um cunho soteriologico. Aprofundar este tema (pode te ajudar este texto: https://paideiafca.blogspot.com/2024/07/cristologia-e-soteriologia.html ).

 

5.      Quando se folham as páginas dos Padres da Igreja, seja do Ocidente como do Oriente, é possível perceber uma marcante dependência do pensamento filosófico grego e, de forma especial, do platonismo até na sua forma recente de Plotino: neoplatonismo. Aprofundar este assunto. 


6. O Sentido de Calcedônia pela criptologia hoje. Esboço de uma hermenêutica das definições conciliares antigas na pressão das heresias dos primeiros séculos.

Textos de referência: https://paideiafca.blogspot.com/2024/09/o-sentido-de-calcedonia-pela.html

Heresias e a resposta de Niceia e Calcedônia: https://paideiafca.blogspot.com/2024/09/as-heresias-dos-primeiros-seculos-e-os.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As heresias dos primeiros séculos e os Concílios de Nicéia Calcedônia

  O Concílio de Nicéia , realizado em 325, foi o primeiro concílio ecumênico cristão. Foi convocada e presidida pelo Imperador Constantino I...