A verdadeira arte da política é a arte que cura a alma e a torna a mais possível virtuosa sendo, assim, a arte do filosofo.
Existe uma coincidência entre a verdadeira filosofia com a verdadeira política.
Importante: somente se o político se tornar filosofo será possível construir a cidade autêntica, ou seja, o Estado fundado sobre o valor supremo da justiça e do bem.
Recuperação de algumas concepções gregas:
1. Sentido antigo da filosofia como conhecimento do tudo
2. Significado da redução da essência do homem à sua alma
3. Coincidência entre individuo e cidadão
4. Cidade-Estado como horizonte de todos os valores
Construir a cidade significa conhecer o homem e seu lugar no universo. O Estado não é se não o engrandecimento da nossa alma.
O problema central da natureza da justiça, que consiste no eixo em torno do qual giram todos os outros temas, recebe solução adequada através da observação de como nasce uma cidade perfeita.
Um Estado nasce porque cada um de nós não é autárquico, não se basta a si mesmo e tem necessidade dos serviços de muitos outros homens:
1. Alimento, vestes, habitações
2. Defesa da Cidade
3. Governantes
A cidade necessita de três classes sociais
a. Lavradores, artesãos, comerciantes: homens pelos quais prevalece o aspecto concupiscível da alma, que é o aspecto mais elementar. A virtude da temperança deve caracterizar esta classe social.
b. Guardas: homens nos quais prevalece a força irascível da alma. A virtude desta classe deve ser a fortaleza ou a coragem.
c. Governantes: são aqueles que souberam amar a cidade e cumpriram com zelo sua própria missão e aprenderam a conhecer e a contemplar o Bem. Predomina a alma racional e a sua virtude é a sabedoria.
Cidade perfeita: é aquela em que predomina a temperança na primeira classe social, a fortaleza ou a coragem na segunda e a sabedoria na terceira. A justiça é a harmonia que se estabelece entre estas três virtudes.
Em cada homem estão presentes três faculdades da alma, que se encontram nas classes sociais do Estado.
Diante dos mesmos objetos existe em nós:
a. Uma tendência que nos empele para eles e que é o desejo
b. Outra tendencia que nos afasta dele e domina os desejos é a razão
c. Nos iramos e inflamamos: é uma tendencia passional
Três partes da alma:
a. Apetitiva
b. Irascível
c. Racional
Justiça: é aquela disposição da alma pela qual cada uma de suas partes realiza aquilo que deve e do modo como deve se realizar.
Justiça segundo a natureza: cada um faça aquilo que lhe compete fazer.
A justiça só existe exteriormente, nas suas manifestações, quando existir interiormente na sua raiz, ou seja, na alma.
A cidade perfeita deve contar com uma educação perfeita.
A primeira classe social não necessita de educação especial, porque as artes e os ofícios facilmente aprendem-se com a prática.
Guardas: educação clássica, ginásio-musical. Platão propõe a comunhão de todos os bens: comunhão de homens e mulheres, de filhos. Abolição de qualquer propriedade de bens materiais. É tarefa da classe inferior, detentora da riqueza, prover as necessidades materiais dos componentes desta classe. Os filhos, imediatamente retirados do convívio com os pais, seriam alimentados e educados em lugares apropriados, sem conhecerem os próprios pais. A finalidade é criar uma grande família na qual todos se amam. Todos deveriam chegar a dizer: é nosso e não é meu.
Governantes: coincide com o tirocínio da aprendizagem da filosofia. Esta educação deveria durar até cinquenta anos
30-35: experiencia com a dialética.
35-50: retomado dos contatos com a realidade empírica no desempenho das diversas tarefas.
Finalidade deste longo itinerário consiste em levar o filosofo-político ao conhecimento e a contemplação do Bem, conduzindo-o ao conhecimento máximo para que ele pudesse plasmar a si mesmo conforme o bem, visando inserir o bem na realidade histórica. Dessa forma o Bem emerge como princípio primeiro, do qual depende o mundo ideal.
O Demiurgo aparece como gerador do cosmo físico em razão da sua bondade e o Bem constitui o fundamento da Cidade e do agir político.
Pouca importa se possa existir ou não existir tal Cidade; basta apenas que cada um viva segundo as leis dessa cidade, segundo as leis do bem e da justiça.
Antes mesmo de realizar-se na cidade exterior, a Cidade platônica realiza-se no interior do homem.
Mas talvez haja um modelo no céu para quem quiser contemplá-lo e, a partir dele, regular o governo da sua alma. Aliás, não importa que essa cidade exista ou tenha de existir um dia: é somente às suas leis, e de nenhuma outra, que o sábio fundamentará a sua conduta (República, IX).
O Político e as Leis
As constituições históricas, que representam imitações ou formas corrompidas da constituição ideal, podem ser três:
1. Monarquia - tirania
2. Aristocracia -oligarquia
3. Democracia -demagogia
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