FACULDADE CATÓLICA DO AMAZONAS
SEGUNDO SEMESTRE 2025
1.
Como o querigma bíblico sobre Cristo é
historicizado na era patrística?
2.
Em
que direção a teologia dos padres desenvolve os dados do Novo Testamento?
3.
Raniero
Cantalamessa afirma que: “Nas diversas formas que o credo assume, representa
o lugar de condensação dos resultados alcançados pela teologia, o espelho mais
fiel do seu significado eclesial, também o mais autoritativo da fé em Cristo”.
Aprofundar esta ideia.
4.
em
que direção a cristologia patrística desenvolve o Kerigma bíblico sobre Cristo?
5.
Segundo
Wilken: “Foi a helenização que determinou a prevalência do interesse pela
dimensão fundamental e absoluta do ser comparado à da ação e do devir histórico”.
Aprofundar esta teoria.
6.
Durante
o curso vimos que houve muita liberdade por parte dos Padres em relação ao
pensamento grego. Um exemplo é a rejeição de suas categorias teológicas.
Podemos também falar de uma deselenização, isto é, de uma superação crítica da
abordagem grega. Os padres demostraram muita liberdade com a utilização dos
conceitos da filosofia grega. Faz alguns exemplos.
7.
A
ontologização nada mais foi do que a forma como a mensagem em torno de Cristo foi
historicizada na cultura grega, nela se encarnou, tornou-se grega com os
gregos. Foi uma viagem em direção ao mundo, não uma entrega ao mundo. Explicar
esta passagem.
8.
O
que significa a tendência de mudar o foco da cristologia da ressurreição para a
encarnação em relação ao Novo Testamento?
9.
Um
exemplo bastante significativo da deescatoligização d é a transformação muito
rápida do título Filho do homem e segundo Adão. Como no período patrístico mudaram
estes dois títulos messiânicos comparado com o utilizo que o Novo Testamento
fez?
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