segunda-feira, 5 de maio de 2025

Moralidade no Pensamento Anarquista de Piotr Kropotkin

 




Paolo Cugini

1. Introdução

Piotr Kropotkin é um personagem totalmente imerso nos problemas de seu tempo. Ocupado com mil compromissos, entre conferências, redações de jornais, intrigas tempestuosas e muitas vezes perigosas, ele sempre soube conciliar sua atividade de pesquisador científico sério e profundo com a de ativista do movimento anarquista. Em suas páginas buscamos, portanto, não apenas uma chave para melhor compreender a época em que viveu, mas também e sobretudo uma resposta às atitudes morais do homem. Por que o homem, numa sociedade que assumiu a ciência como único critério de credibilidade e veracidade, ainda deve abaixar a cabeça diante de certos princípios que escapam totalmente aos critérios da experimentação científica? Esses princípios são herança do próprio homem, como afirma a tradição metafísica ocidental, ou são impostos por entidades abstratas externas ao indivíduo? É em torno dessas questões que as reflexões de Kropotkin se desenvolvem.

2. Preâmbulo histórico

O século XIX deve ser considerado decisivo para o que vivemos hoje. É verdade que cada época tem suas características peculiares, mas se tentarmos olhar para todo o período da história, perceberemos como o último século representa um momento crucial de transição para toda a raça humana (Kropotkin, 2011, p. 34). Certamente este momento não surgiu por acaso, mas é resultado de uma evolução lenta. Podemos considerar a revolução industrial como a faísca que provocou a convulsão geral, convulsão que vem assumir, pela forma eficaz como penetra e envolve a consciência do indivíduo, o caráter de novidade emblemática. De fato, nasce uma nova maneira de conceber a realidade. O homem não quer mais desempenhar o papel de um espectador amorfo e indiferente, impassível diante de qualquer situação, mesmo aquela de opressão contra ele. Não, ele quer se sentir totalmente envolvido e mais do que nunca protagonista na jornada desta nova sociedade em que se encontra vivendo. É justamente neste período que nasce nos cidadãos a consciência de pertencimento a um povo. Podemos agora nos perguntar: como é possível que um simples fenômeno de natureza técnica, como a inserção da indústria no mundo do trabalho, possa influenciar de forma tão profunda e incisiva todo o aparato social, perturbando radicalmente o elemento formador deste: o homem? Para responder a essa pergunta, é necessário entender que a revolução industrial não aconteceu em um dia específico. Essa transformação radical e total no modo de produzir foi vivenciada por aqueles que se viram envolvidos, a cada instante do dia, por sentimentos de espanto, desconforto e certamente também de forte reprovação. Esta última atitude foi vivida por todos aqueles que, devido às inovações tecnológicas, se encontravam vivendo em dolorosas situações de pobreza e exploração e que não compreendiam onde a transformação havia efetivamente ocorrido e em que sentido ela deveria ser considerada positiva.

Afinal, nós que lemos sobre esses acontecimentos em documentos ou livros de história não devemos nos surpreender, pois, desde o início dos tempos, quem detém o poder explora quem não o tem, quem tem mais não reparte com quem tem menos, mas tenta a todo custo acumular cada vez mais (diante daqueles pensadores "rousseaunianos" que sustentam que o homem é bom por natureza). E assim, o século XIX também teve seus tiranos, que souberam aproveitar a boa oportunidade para aumentar ainda mais o fosso entre explorados e exploradores. Mas talvez este pudesse ter sido o momento certo para criar igualdade de condições, para criar uma sociedade capaz de dar a cada indivíduo as mesmas oportunidades, onde as únicas diferenças entre os indivíduos seriam qualitativas e não mais quantitativas. Poderíamos também perguntar: onde está a diferença entre o que descrevemos como um novo fenômeno e o que existia antes? Se, de fato, o fruto dessa nova situação é novamente a opressão, onde está a novidade, onde está a reversão? No início mencionamos o lugar especial que a consciência do indivíduo ocupa neste fenômeno. Bem, para nós é justamente neste nível que a verdadeira revolução aconteceu. Foi justamente quando o homem, a mulher, o velho e a criança perceberam que estavam sofrendo uma injustiça, quando falaram dessa injustiça com seus amigos, que também estavam sofrendo as mesmas humilhações, quando perceberam que muitas pessoas como eles, ao redor deles, estavam sofrendo uma humilhação injusta e imerecida, que a verdadeira revolução nasceu. A revolução industrial, um fato novo na história, havia produzido a divisão entre capitalista e proletário, novos termos por trás dos quais, no entanto, escondia-se um problema tão antigo quanto o mundo. Foi a consciência de ser subjugado por seres potencialmente iguais que provocou a verdadeira virada na história da humanidade, e não o simples fato. É claro que o homem demorou muito tempo para acordar e perceber o que estava acontecendo ao seu redor. Pode-se, no entanto, legitimamente perguntar se esse despertar, dado que a situação histórica foi mais ou menos a mesma de outros períodos históricos, ocorreu por si só. Se aceitássemos isso, poderia parecer que o processo de conscientização já estava presente em embrião no início do mundo e, portanto, teria que acontecer mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou de outra. Aceitaremos assim, mais ou menos conscientemente, uma posição dialéctica defendida por alguns pensadores (ver a esquerda hegeliana),que desvaloriza totalmente a ação dos indivíduos unidos na luta pela libertação da opressão, atribuindo à história, uma entidade abstrata, a responsabilidade única.

Em vez disso, seria uma boa ideia levar outros fatores novos em consideração. Acreditamos que uma maneira diferente de refletir sobre os eventos que estavam ocorrendo contribuiu muito para esse despertar. Nunca antes tantos pensadores se detiveram para elaborar considerações sobre as possibilidades e modalidades de uma situação historicamente datada. O mais surpreendente e inédito é o fato de que as pessoas estavam preocupadas em como se livrar daquela situação absolutamente dolorosa e insustentável. Tudo isso é espantoso porque não nos parece que muitos filósofos ao longo da história tenham descido de seus castelos para se curarem e, sobretudo, para usarem seus pensamentos a serviço daqueles que estavam em pior situação. Evidentemente os acontecimentos foram de uma escala tão colossal que realmente valeu a pena parar um momento para fazer algumas considerações. Assim nasceram os sociólogos, ou melhor, uma nova maneira de pensar a história e a sociedade voltada sobretudo para a compreensão do tipo de relação existente entre o indivíduo e o grupo. Surge, assim, uma cultura que não é mais apenas elitista, mas que em muitos casos tem como objetivo principal incitar as massas a se rebelarem contra seus opressores. É aqui que ocorre um novo ponto de virada. De uma forma instintiva e, portanto, momentânea de rebelião, passamos para uma forma consciente de rebelião. Entretanto, não há uma única maneira de ver o problema. Na verdade, comunismo, socialismo, anarquia são manifestações da pluralidade de visões que giram em torno do mesmo motivo. No início, estávamos procurando a faísca que iniciou o fogo, bem, agora a encontramos. Que fique claro, no entanto, que não atribuímos o crédito por esse despertar somente aos pensadores. De jeito nenhum. De fato, em nossa opinião, é a união dessas duas forças teóricas e práticas que permitiu que o fenômeno ocorresse em toda a sua complexidade. Como o significado do evento não pode ser compreendido analisando-o de forma geral, vamos agora nos concentrar na análise do momento histórico descrito acima do ponto de vista particular de um autor: Kropotkin.



3. Uma resposta ao problema: anarquia

O ponto de partida do discurso de Kropotkin é uma análise da situação sociocultural de sua época. Ele pretende chamar a atenção do interlocutor para a transformação colossal que ocorreu e ainda está em desenvolvimento, que afeta todos os níveis do conhecimento humano. Não é uma transformação do mundo, mas da maneira de vê-lo, de considerá-lo; como? Era uma vez a ciência que estudava grandes resultados e grandes somas; hoje estuda sobretudo o infinitamente pequeno, os indivíduos que constituem individualidades ao mesmo tempo que sua agregação íntima (Kropotkin, 1994, p. 87). Trata-se, portanto, de uma nova orientação que não percebe mais o objeto como uma totalidade, mas como composto de elementos particulares que interagem. É uma forma de ver que não se limita à superfície, mas invade todos os campos do conhecimento humano. Kropotkin analisa essa evolução primeiro na astronomia, depois nas ciências físicas, nas ciências que tratam da vida orgânica, na psicologia, na história, na jurisprudência, na economia política e, finalmente, na filosofia. Mas o que é que é definitivamente minado por esta nova concepção? Se o fenômeno não se explica mais pela invocação de uma vontade divina, mas sim por uma série de choques e encontros, o conceito de predestinação, de um plano pré-estabelecido, cai por terra. Não apenas isso, mas se o homem nada mais é do que uma resultante, como afirma nosso autor (Kropotkin, 1990, p. 116), sempre variável, de todas as diferentes faculdades, que estão ligadas entre si de tal modo que cada uma reage sobre a outra enquanto vive sua própria vida, para que serve então a alma, entendida como o órgão central que regula o funcionamento das demais faculdades? É evidente que essa observação leva a uma concepção de sociedade completamente diferente da anterior. De fato, com o nome de anarquia nasce uma nova interpretação da vida passada e presente da sociedade e, ao mesmo tempo, uma previsão sobre seu futuro. Kropotkin, portanto, considera e apresenta a anarquia como uma chave para a compreensão de seu tempo, uma interpretação que não se detém em um nível meramente crítico, mas também propositivo.

Nosso autor especifica então algumas linhas fundamentais dessa nova concepção: em primeiro lugar, não deixa espaço para minorias dominantes (sacerdotes, generais, juízes); reconhece que todos os seus membros têm direitos iguais a todos os tesouros acumulados no passado; ele não conhece a divisão entre explorados e exploradores. Por fim, ela busca a harmonia social não submetendo todos os homens a uma autoridade, mas chamando-os ao livre desenvolvimento, à livre iniciativa, à livre ação e à livre associação. «A anarquia busca o desenvolvimento mais completo da individualidade, combinado com o mais alto desenvolvimento da associação voluntária em todos os níveis» (Kropotkin, 1994, p. 92). Segundo Kropotkin, esse ideal utópico de sociedade, sonhado por muitos séculos, agora pode ser realizado em seus aspectos econômicos, políticos e morais, com base na necessidade do comunismo. Um dos elementos mais originais do pensamento de Kropotkin era certamente este, ou seja, que um ideal aparentemente utópico como a anarquia precisava de uma roupagem política já testada há muito tempo, para concretizar seus planos. O comunismo era perfeito para ele. Na verdade, assim como a anarquia, seu objetivo era libertar as massas trabalhadoras da opressão. Entretanto, enquanto o comunismo, uma vez destruído o opressor, teria se organizado criando uma nova estrutura burocrática semelhante à anterior, a anarquia, para ser consistente com seus ideais, certamente não teria construído uma organização do tipo estatal uma vez que a revolução tivesse ocorrido. Kropotkin identificou, portanto, no comunismo um forte companheiro de viagem, mesmo que, em determinado momento do caminho, tivesse que dizer adeus a ele. O que é que, segundo a anarquia e o comunismo, impede o desenvolvimento da tão desejada nova sociedade? Eles são os escravos econômicos, são aqueles que se apropriam de tudo o que é necessário para viver e produzir, impedindo continuamente a produção do que é necessário para o bem-estar individual. Eles são os parasitas do estado para quem os trabalhadores trabalham. Por absoluta necessidade, a abundância de alguns é, portanto, baseada na pobreza de outros. A estreita relação entre anarquia e comunismo leva nosso autor a tecer algumas considerações típicas do pensamento de Marx. Ele afirma, de fato, que o sistema empurra o indivíduo a vender sua força de trabalho a um preço muito baixo para poder comer. Esta situação desastrosa, contudo, constitui também uma condenação do próprio sistema.Criou-se uma série de situações em que o trabalhador, para alimentar a si mesmo e a sua família, é obrigado a agir de acordo com a vontade do capitalismo. Isso significa que para mudar esse sistema, precisamos atacar sua essência, a compra e venda, e não seu efeito, que é o capitalismo. São as novas relações de produção que causaram agitação social e é nesse nível que devemos operar. Os trabalhadores agora têm uma compreensão vaga de tudo isso.

Kropotkin, para compreender a estrutura social capaz de eliminar os males que a corroem, volta suas reflexões para o Estado. Para a anarquia, o melhor dos homens se torna essencialmente mau pelo exercício da autoridade. É importante destacar como o autor joga muito com o contraste entre coerção e ajuda mútua, como contrapartida antitética do dualismo Estado-anarquia. Por que o mesmo nunca pode ter sucesso em uma sociedade anárquica? Porque suprime e esmaga a liberdade do indivíduo. Além disso, o Estado não produz entreajuda, elemento fundamental da natureza humana, mas sim competitividade, fruto aberrante de relações falaciosas. Kropotkin diz que precisamos apenas abrir um pouco os olhos, sacudindo todos aqueles resíduos metafísico-religiosos que não nos permitem ver claramente como as coisas são (Kropotkin, 2015, p.74). Kropotkin então alerta aqueles que consideram a anarquia como utópica, afirmando que o objetivo não é apenas demolir qualquer forma de poder estabelecido. Se esta fosse a única tarefa da anarquia, ela cairia no erro daqueles que, depois da revolução, deixaram a reconstrução da sociedade nas mãos da burguesia. A anarquia, portanto, acompanha o trabalho de demolição com o de manutenção e ampliação dos costumes de sociabilidade realizados e garantidos pela ação contínua de todos (Kropotkin, 2015, p.112). As instituições e os costumes comunistas, escreve o autor, impõem-se à sociedade não apenas como solução para as dificuldades econômicas, mas também para manter e satisfazer hábitos sociáveis, que colocam os homens em contato uns com os outros, estabelecendo entre eles relações que fazem do interesse de cada um o interesse de todos e os unem em vez de dividi-los (Kropotkin, 2015, p.98). Para confirmar e sublinhar isso, Kropotkin lista três meios que servem para manter um certo nível moral em uma sociedade humana ou animal: a repressão de atos sociais, o ensino moral, a prática da ajuda mútua. Quanto ao primeiro aspecto, pouco há a dizer, pois a importância dos métodos repressivos tem sido bastante evidente ao longo dos séculos. Quanto ao ensinamento moral (que resulta do conjunto de ideias e apreciações de cada um de nós sobre os fatos e acontecimentos da vida cotidiana), ele afirma que ele pode atuar na sociedade com apenas uma condição: que não seja obstaculizado por outra ordem de ensinamentos morais derivados do uso das instituições. O último elemento, a ajuda mútua,É considerado um instrumento de progresso, de aperfeiçoamento moral e intelectual da raça humana. Sempre que a instituição interveio para congelar relacionamentos entre indivíduos, isso causou um declínio no nível moral (Kropotkin, 2011, p.132). Definidos esses elementos, Kropotkin repensa a relação entre anarquia e comunismo, distorcendo-a completamente. Onde antes ele identificava elementos conflitantes, agora ele encontra concordância. Em uma sociedade comunista, ele diz, as relações sociais mudam porque a organização do comunismo não pode ser confiada a órgãos legislativos, sejam eles parlamentos, conselhos municipais ou comunais. Deve ser obra de todos, do gênio construtor da grande massa (Kropotkin, 1994, p.63).

É claro que para conseguir isso, é preciso criar uma rede fragmentada de associações para contato contínuo entre todos. Mas, perguntamo-nos, qual é a diferença entre uma "teia de associações fragmentadas" e "órgãos legislativos, conselhos municipais, conselhos municipais"? Nestas palavras, Kropotkin parece perceber a impossibilidade de garantir a liberdade dos indivíduos sem uma organização superior. Na realidade, como a história nos dirá e de fato nos disse, colocar o Estado nas mãos do povo significa reconstruir um novo organismo estatal semelhante ao anterior, ainda que, em alguns aspectos, diferente. Esta certamente não é a intenção de Kropotkin, especialmente em seu extremo esforço para permanecer fiel à originalidade do ideal anarquista. Como, então, Kropotkin acaba se confundindo e se misturando com o pensamento comunista? Isso parece bastante evidente nas reflexões seguintes do autor. O maior desenvolvimento da individualidade só pode ser alcançado no comunismo, entendido como o garantidor das necessidades primárias de cada indivíduo. O comunismo permite que o indivíduo realize seu próprio potencial e aproveite ao máximo sua criatividade: esta é a interpretação de Kropotkin (2015, p.188). Aparentemente, o comunismo permite que a anarquia se desenvolva como ideologia. Mas o que acontece quando o comunismo quer desenvolver sua própria ideologia? Conhecemos a resposta teórica e histórica para esta questão. Do ponto de vista puramente teórico, as duas ideologias coexistem, pelo menos segundo a interpretação do nosso autor, pois, em termos gerais, ambas sustentam a realização do potencial do indivíduo. Do ponto de vista histórico, as coisas mudam muito. De fato, enquanto a anarquia nunca teve a oportunidade de se ver realizada historicamente, o comunismo teve, e é justamente aqui que os problemas surgem. A história, de fato, tem sido sua inimiga, no sentido de que expôs as falácias já contidas em suas suposições teóricas. Ela não compareceu a esse evento importante, principalmente quando se esperava que ela não falhasse, ou seja, no respeito ao indivíduo. Talvez Kropotkin estivesse certo quando disse que comunismo e anarquia são complementos necessários um do outro. A anarquia teria ajudado o comunismo a entender que a revolução tinha que acontecer não tanto para salvar as massas (um termo ambíguo por trás do qual se esconde uma realidade que nunca é totalmente definida), mas os indivíduos que a constituíam. Por seu lado, o comunismo, com a sua leitura económica do facto social,poderia ajudar a anarquia a permanecer mais fundamentada na realidade. Talvez uma das razões pelas quais a anarquia como ideal nunca conseguiu se materializar seja justamente essa evidente falta de concretude.2

Parece que entramos num círculo vicioso: a anarquia se coloca como defensora máxima do indivíduo, negligenciando qualquer garantia e proteção; por outro lado, o comunismo, ao mesmo tempo em que fornece essa garantia burocrática, coloca o indivíduo em uma posição bastante crítica. Absolvemos Kropotkin desse descuido teórico simplesmente porque ele não foi capaz de testemunhar o evento do comunismo, embora permanecesse inflexível em afirmar o absurdo do comunismo anarquista. Como pode, de fato, a anarquia, a força destrutiva de tudo que tem a ver com poder e comando, andar de mãos dadas com o comunismo, que em teoria ama o povo, mas na prática é o opressor extremo daquela herança ontológica pertencente ao indivíduo? 3 Continuando nossa análise, observemos como nosso autor concebe a humanidade, isto é, como uma realidade em evolução. Ele afirma que cada fase do desenvolvimento de uma sociedade é resultado de todas as atividades de cada uma das inteligências que a compõem: ela traz a marca de todos esses milhões de vontades. Kropotkin prossegue, assim, em sua linha sempre disposta a afirmar a complementaridade entre o indivíduo e a sociedade, esta última entendida não metafisicamente como uma entidade abstrata e autocontida, mas sim como um conjunto de particularidades individuais (Kropotkin, 2011, p.142). Na anarquia, o indivíduo está no centro do discurso com todas as suas faculdades. Justamente por isso o autor é sempre muito cuidadoso em alertar contra qualquer atitude superficial. De fato, se mal compreendidas e, sobretudo, mal aplicadas, as ideias de liberdade individual podem levar a atos repugnantes aos sentimentos sociais da humanidade.



4. Moralidade anarquista

Na base de uma nova visão da realidade há uma nova teoria. Para nós, esta nova teoria é a moral que indica uma nova maneira de entender o homem, suas ações, seu relacionamento com os outros. Muitas vezes é observando a moralidade que identificamos o nível de civilização de um povo. Para Kropotkin, assim como para muitos pensadores desse período do século XIX, como Stirner 4 e Nietzsche, 5 uma sociedade que baseia todo o seu potencial na tecnologia e, portanto, eleva a ciência como único critério de verdade, precisa de uma moral que tenha os mesmos critérios de outros setores. É verdade que o mundo está mudando? E então cada pequena parte deve passar por essa renovação. Ao afirmar isso, Kropotkin se alinha aos novos pensadores e sociólogos como Comte 6 e Durkheim 7 que , vendo a sociedade mudar tão radicalmente, afirmaram que a moral e a religião também deveriam passar pela mesma mudança. 8 Destacamos o verbo mutare, que não é de modo algum sinônimo de eliminar, como alguns sustentam, mas que pressupõe um esforço não desprezível de reflexão especulativa capaz de analisar a situação histórica para criar as melhores condições de possibilidade em cada momento. Se não quisermos considerar nenhuma realidade como absoluta, nem mesmo a ciência, que no período que estamos examinando muitas vezes corre esse perigo, devemos ter a coragem de descer do alto e caminhar com o homem comum, colocando à sua disposição qualquer ferramenta que possa ajudá-lo na difícil luta da vida cotidiana. É exatamente isso que Kropotkin quer dizer quando se propõe a escrever: Moralidade e Ética Anarquistas . Quais são os pontos-chave da nova moralidade? Antes de tudo, é preciso ressaltar que nosso autor procede em suas análises tendo ao seu lado a velha moral, aquela de origem religioso-cristã. Ele então se inspira no que considerava serem os erros fundamentais dessa antiga moralidade, para refutá-los e, assim, lançar as bases para a nova. Primeiro, identifica a atitude típica de uma mentalidade religiosa que tende a dividir a humanidade em altruístas e egoístas. Os primeiros seriam aqueles que entenderam e colocaram em prática os ensinamentos tradicionais, os últimos, ao contrário, aqueles que não entenderam e seguiram seu próprio caminho.

Kropotkin responde que todas as ações humanas, boas ou más, úteis ou prejudiciais, derivam de um único motivo: a busca do prazer (Kropotkin, 2011, p.52). No final das contas, ele diz, se o homem que doou sua última camisa não encontrasse prazer nisso, ele não faria isso. Então, se ele tivesse prazer em tirar o pão da criança, ele o faria. Nosso autor, movendo os exemplos para o mundo animal, conclui que buscar o prazer ou evitar a dor é o fator gerador do mundo orgânico, é a própria essência da vida. Ao dizer isso, Kropotkin quer nos dizer que não há absolutamente nenhuma necessidade de invocar deuses, demônios ou anjos para explicar a natureza humana; basta prestarmos um pouco mais de atenção ao que acontece ao nosso redor, especialmente no reino animal, para encontrar inúmeras analogias e excelentes explicações. A natureza, portanto, em vez de ser um espelho do divino, como afirma uma longa tradição filosófica, torna-se a chave para a compreensão do fenômeno humano. A partir do binômio antitético egoísmo-​altruísmo, que define duas maneiras diferentes de se comportar, nosso autor passa a analisar outro binômio antitético que está, ainda mais que o primeiro, na raiz do problema moral: a relação entre o bem e o mal. Os teólogos, escreve o autor (Kropotkin, 1990, p.236), não encontrando explicações para a distinção entre essas duas realidades, perceberam uma inspiração divina. Eles não perceberam, no entanto, que os animais, que vivem socialmente, são capazes de distinguir entre o bem e o mal, assim como os humanos. O mais impressionante é que suas concepções de bem e mal são do mesmo tipo que as do homem. O princípio que governa o mundo natural é este: isto é útil para a sociedade? Então está bom. É prejudicial? Então ela é má. Essas palavras marcam a passagem de uma moral objetiva para uma moral subjetiva, ou melhor, de uma moral que reconhecia um absoluto como ponto de referência a partir do qual avaliar cada detalhe, para uma moral que vê o indivíduo, o eu, como o único e indiscutível árbitro de escolhas e situações. Neste procedimento heurístico é preciso admitir que Kropotkin é um filho de seu tempo. Esta é uma forma geral de pensar que tem seus símbolos em nomes como: Feuerbach, Marx, Engels, Stirner, Nietzsche, Kierkegaard, pensadores que foram paulatinamente levando a reflexão ao ponto de minar definitivamente tudo o que representava um "superior" ao homem, para finalmente dar espaço ao sujeito. 9É, portanto, nessa atmosfera cultural que Kropotkin amadurece essas ideias e delineia as linhas fundamentais do movimento anarquista.

O autor que estamos considerando, com premissas semelhantes, tenta descobrir as origens da distinção entre o bem e o mal, tentando motivar a obediência que o homem deve à moral. Kropotkin, em resposta, pede ajuda a Adam Smith, que afirma que a origem está no sentimento de simpatia que lentamente passa para o estado de hábito. Segundo nosso autor, Smith não consegue compreender um fator fundamental, a saber, que o sentimento de simpatia não é típico do homem, mas existe também entre os animais. De fato, o sentimento de solidariedade é a característica predominante da vida de todos os animais que vivem em sociedade. Em toda a sociedade animal, a solidariedade é uma lei da natureza, que entre outras coisas causa os fatores fundamentais do progresso: coragem e livre iniciativa. O sentimento moral é, portanto, para Kropotkin, uma necessidade natural, não diferente da nutrição e dos órgãos digestivos. Por fim, sem essa solidariedade do indivíduo com a espécie, o reino animal jamais se teria desenvolvido ou se aperfeiçoado (Kropotkin, 2011, p.158). Kropotkin está longe de negar qualquer significado moral à anarquia, como alguns gostariam. Ele quer esclarecer que a anarquia é um movimento social que envolve o indivíduo, tentando oferecer novas respostas para o relacionamento entre as pessoas que vivem em sociedade. É verdade que anarquia é sinônimo de guerra contra o Estado, contra a religião, contra a autoridade, mas isso não significa que o homem também deva se rebelar contra o que lhe pertence. Na verdade, o senso moral é uma faculdade natural. Com isso, Kropotkin afirma da moralidade o que os tomistas chamavam de pertencimento ao status ontológico, com clara referência a um ser transcendente. Nosso autor, como bom anarquista, recupera e renova o sentido moral, libertando-o totalmente dos princípios religiosos. O humano e o natural parecem ser os critérios de avaliação de cada elemento a ser levado em consideração. Assim, Kropotkin contornou soberbamente o problema da fundação da moralidade e, para aqueles que lhe perguntam por que certos princípios ainda devem ser obedecidos, ele responde invocando a natureza. Este não é um esforço pequeno. Num clima como o da segunda metade do século XIX, como escreveu o historiador britânico James Joll, 10onde o movimento anarquista busca sua própria identidade, disputado entre o contexto social e o indivíduo, onde em nome da anarquia se está disposto a cometer qualquer crime contra qualquer representante da autoridade constituída, 11 questionar e recuperar o senso moral pode parecer mais um gesto de desafio do que um gesto esclarecedor. Ainda mais se considerarmos que Kropotkin era um pensador totalmente imerso nos problemas de seu tempo. No entanto, Kropotkin parece não estar interessado em tudo isso e segue seu caminho, pronto para esclarecer, para aqueles que ainda não entenderam, que o anarquista não é um rebelde sanguinário, mas sim alguém que quer a todo custo construir uma ponte entre trabalhador e patrão, entre explorado e explorador, para lançar as bases de uma sociedade igualitária. Esta nova sociedade é baseada em uma nova moralidade que é a que estamos tentando descrever.

Para Kropotkin, um grande obstáculo ao desenvolvimento dessa nova moralidade é colocado por padres, juízes e autoridades. Quando estas não mais existirem, os princípios morais perderão todo caráter de obrigação e serão considerados simples relações naturais entre iguais. À medida que se estabelecem, uma concepção ainda mais elevada surgirá na sociedade. A finalidade da ética é criar uma atmosfera social que permita à maioria dos homens compreender, de maneira absolutamente habitual, os atos que conduzem ao bem-estar de todos e à máxima felicidade de cada um. Kropotkin pensava que a sociedade ideal seria o fruto da vigilância eterna. Embora os instintos humanos sejam, em geral, bons, o problema fundamental da ética é resolver a contradição entre os sentimentos que induzem o homem a subjugar os outros para usá-los para seus próprios fins e aqueles que impelem os seres humanos a se unirem para atingir fins comuns por meio de esforços comuns. O primeiro apela àquela tendência fundamental que é o desejo de unidade e simpatia mútua. Portanto, devem ser encorajados os instintos que conduzem à solidariedade humana, ao apoio mútuo e à simpatia mútua. A humanidade poderá assim dar mais um passo decisivo adiante.


1.                      Piotr Alexeievich Kropotkin (Moscou 1842, Dmitrov 1921) foi um revolucionário russo e teórico do anarquismo. Nascido em uma família aristocrática, dedicou-se à carreira militar. Durante sua estadia na Sibéria, ele contribuiu para a exploração daquele território e adotou ideias anarquistas, influenciado por Proudhon e Bakunin. Após a supressão da revolta polonesa em 1863, ele deixou o exército e se dedicou à geografia, assumindo posições críticas contra o regime czarista. Durante suas viagens pela Europa e Ásia, ele fez contato com ativistas anarquistas. Em 1872, ele se juntou à Primeira Internacional (AIT), onde apoiou a corrente anarquista de Bakunin contra a liderança de Marx. Quando retornou à Rússia em 1874, foi preso por suas atividades revolucionárias; mas conseguiu escapar para a França em 1876. Lá, participou de tentativas de reunificação do movimento operário internacional e fundou a revista El Rebelde, em cujas páginas defendeu as ideias anarquistas e a necessidade de torná-las realidade por meio do uso da violência. Em 1882, ele foi preso pelas autoridades francesas e se mudou para a Inglaterra após sua libertação em 1886. As obras de Kropotkin incluem A Conquista do Pão (1888), Campos, Fábricas e Oficinas (1899) e Memórias de um Revolucionário (1906) . Esses textos definiram o comunismo libertário, a ideologia dominante entre os anarquistas no final do século XIX e início do século XX, que substituiu o coletivismo de Bakunin e Proudhon. O objetivo era defender a organização coletiva de comunas autossuficientes, regidas por uma concepção rigorosamente científica do mundo e por relações sociais baseadas no apoio mútuo, na liberdade moral, na solidariedade e na justiça.  

2.                      Isto é apoiado em particular por: D. Guerin, Por um marxismo libertário, Massari  , Viterbo 2008. 

3.                      Veja B. Mondin, Cultura, marxismo e cristianismo, Massimo, Milão 2012.  

4.                      M. Stirner, O Ego e sua Propriedade, Adelphi, Milão 1999.  

5.                      F. Nietzsche, Genealogia da Moral, Adelphi, Milão 1977.  

6.                      A. Compte, Curso de Filosofia Positiva, La Scuola, Brescia 1987.  

7.                      E. Durkeim, As formas elementares da vida religiosa, Mimesis, Milão 2013.  

8.                      Ver R. Aron, As etapas do pensamento sociológico, Mondadori, Milão 1989.  

9.                      Ver a crítica oportuna de E. Mounier, Il Personalismo, Ave, Roma 2004, p. 68.  

10.                  Veja J. Joll, Cem Anos de Europa: 1870-1970, Laterza, Bari 1975.  

11.                  Veja as teses defendidas por M. Stirner em sua obra mais famosa: O Ego e sua Propriedade , cit.  

 

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