sexta-feira, 30 de maio de 2025

CURSO FENOMENOLOGIA E HERMÊNEUTICA - TERCEIRA PROVA - 5 JUNHO 2025

 



O estudante responde a pelo menos 4 destas perguntas:


1.      a temporalidade da compreensão descoberta nas estruturas previas da compreensão implica que todos os nossos preconceitos vieram do passado. Estamos sempre dentro de uma tradição (Gadamer). A importância da tradição, do preconceito e da autoridade na hermenêutica de Gadamer.

 

2.      “A tarefa da interpretação psicológica é o compreender toda a estrutura de pensamentos dada como um momento da vida de uma pessoa particular”. O contexto histórico-cultural e o valor de entender a psicologia do autor na perspectiva hermenêutica de Schleiermacher.

 

3.      “A ontologia só é possível com fenomenologia” (Martin Heidegger). Qual é o sentido desta frase de Heidegger e porque ele sustenta isso?

 

4.      A metafisica é a história do enfraquecimento do ser segundo Heidegger, pois a metafisica Ocidental analisa o ser com algo de abstrato, objetivo e não na sua manifestação no evento. Explica a maneira de Heidegger entender e interpretar o ser.

 

5.      Como, porém, Deus na Sagrada Escritura falou por meio dos homens e à maneira humana, o intérprete da Sagrada Escritura, para saber o que Ele quis comunicar-nos, deve investigar com atenção o que os hagiógrafos realmente quiseram significar e que aprouve a Deus manifestar por meio das suas palavras (Dei Verbum, 12). A Dei Verbum, o documento do Concilio Vaticano II, resgata a importância da hermenêutica para abordar o texto sagrado. Quais são as características principais da maneira indicada pelo Concilio de interpretar a Sagrada Escritura?

 

6.      A interpretação do enfraquecimento do ser de Heidegger e a ideia de que a história do ser tivesse como fio condutor o enfraquecimento das estruturas fortes, não é outra coisa que a transcrição da doutrina cristã da Encarnação do Filho de Deus (Vattimo Gianni). É neste sentido que Vattimo explica que a secularização e o nihilismo, longe de ser algo de externo ao cristianismo, são a sua mesma produção. Explicar esta afirmação de Vattimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLATÃO – FEDON (96-99)

  Necessidade de uma segunda navegação   (É Sócrates que está falando). O facto, Cebes, é que, na minha juventude, me senti extraordinariame...