O estudante responde a pelo menos 4 destas perguntas:
1.
a
temporalidade da compreensão descoberta nas estruturas previas da compreensão
implica que todos os nossos preconceitos vieram do passado. Estamos sempre
dentro de uma tradição (Gadamer).
A importância da tradição, do preconceito e da autoridade na hermenêutica de
Gadamer.
2.
“A tarefa da interpretação psicológica é o compreender
toda a estrutura de pensamentos dada como um momento da vida de uma pessoa
particular”. O
contexto histórico-cultural e o valor de entender a psicologia do autor na
perspectiva hermenêutica de Schleiermacher.
3.
“A ontologia só é possível com fenomenologia” (Martin Heidegger). Qual é o
sentido desta frase de Heidegger e porque ele sustenta isso?
4.
A
metafisica é a história do enfraquecimento do ser segundo Heidegger, pois a
metafisica Ocidental analisa o ser com algo de abstrato, objetivo e não na sua
manifestação no evento. Explica a maneira de Heidegger entender e interpretar o
ser.
5.
Como,
porém, Deus na Sagrada Escritura falou por meio dos homens e à maneira humana,
o intérprete da Sagrada Escritura, para saber o que Ele quis comunicar-nos,
deve investigar com atenção o que os hagiógrafos realmente quiseram significar
e que aprouve a Deus manifestar por meio das suas palavras (Dei Verbum, 12). A Dei Verbum, o documento do
Concilio Vaticano II, resgata a importância da hermenêutica para abordar o
texto sagrado. Quais são as características principais da maneira indicada pelo
Concilio de interpretar a Sagrada Escritura?
6.
A
interpretação do enfraquecimento do ser de Heidegger e a ideia de que a
história do ser tivesse como fio condutor o enfraquecimento das estruturas
fortes, não é outra coisa que a transcrição da doutrina cristã da Encarnação do
Filho de Deus (Vattimo Gianni). É neste sentido que Vattimo explica que a secularização e o nihilismo,
longe de ser algo de externo ao cristianismo, são a sua mesma produção.
Explicar esta afirmação de Vattimo.
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