REDUÇÃO
Principal ato do método fenomenológico de Husserl, pelo qual sofro uma modificação de meu ser em minha relação com o mundo.
Três formas de redução:
1. Conversão reflexiva, que é redução psicologia
2. Variação eidética, que é redução á essência
3. Epoché transcendental: é a neutralização da tese do mundo.
TRANSCENDÊNCIA
Sinônimo fenomenológico de exterioridade. ´transcendente um objeto cujo objetivo intencional vai me permitir constituir em unidade de sentido para mim.
TRANSCENDENTAL
Designa o próprio ego, a subjetividade, bem mais do que as meras condições de possibilidade da experiencia e sua forma aperceptiva primaria (a priori). É igualmente transcendental a atitude do ego que operou a redução e a modificou seu olhar sobre o mundo.
DOAÇÃO
Processo pelo qual um objeto ou uma vivência advém a minha consciência, que então lhe dá sentido. Enquanto constituição sublinha a atividade de apropriação do objeto pelo sujeito, doação conjuga passividade e atividade: o objeto me é dado nele mesmo.
EIDETICO
Qualifica a intuição e a variação. Eidética: teoria das essências, não abstratas e separadas do sensível, mas dadas elas mesmas de forma intuitiva a partir de uma intuição sensível. Pela variação analiso os traços de um objeto e lhe recolho a essência, eliminando o contingente e retendo o necessário.
ÉPOCHÉ
O gesto inaugural definitivo e incessante, da suspenção como interrupção do curso dos pensamentos e das atividades. Requisito absoluto e prejudicial da redução.
EVIDÊNCIA
Nome fenomenológico da verdade, de tipo intuitivo.
INTENCIONALIDADE
Ato e estrutura fundamental da consciência pelo qual essa cessa de ser uma interioridade fechada nela mesma para se abrir aos objetos do mundo visados. Conhecida sobre a expressão técnica de “correlação noético-noemática” a estrutura intencional tem igualmente a virtude de reabsorver a oposição estéril do sujeito e do objeto.
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