(anotações de Paolo Cugini sobre o texto:
BRIGHENTI, A. Teologia Pastoral. A inteligencia reflexa da ação evangelizadora. Vozes: Petrópolis, 2021.
A pastoral é ação pensada.
O divórcio entre ação eclesial e teologia no início da
Idade Media tinha reduzido a pastoral a uma pragmática.
A Teologia Pastoral deve muito ao Concilio Vaticano II
com a sua volta as fontes.
A pastoral passa a ser a ação de todos os batizados e
não apenas do clero.
Pastoral: serviço dos cristãos fundado no conteúdo da
fé está presente desde o início da Igreja.
Textos antigos:
·
Didaqué
·
Pastor
de Hermas
·
Tradição
Apostólica (Hipólito)
·
De
catequizandis rudibus (Agostinho)
·
Liber
regulae pastoralis (Gregório Magno)
Na idade Média a ação pastoral se torna algo específico
do clero, pois o padre era considerado alter Christus.
Evangelização: esta ideia provoca a exigência de uma pastoral
integral. Provoca a necessidade de ampliar o raio de ação da pastoral.
Evangelizar tem a ver com o anúncio da boa notícia. O
termo não aparece no Novo Testamento.
N.T.: evangelizar é anunciar e levar á pratica o Evangelho ou a salvação de Jesus
Cristo que acontece com a inauguração do Reino de Deus.
O termo evangelização foi utilizado pela primeira vez
pelo teólogo protestante A. Duff em 1854. Até o XX o termo ficou restrito ao
mundo protestante.
Evangelização: consciência que é no coração do Evangelho que está
a obra de Jesus; é o anúncio do Reino de Deus que se faz presente no meio de
nós.
Foi a consciência da pastoral como evangelização
integral que permitiu superar o limite histórico de reduzi-la ao culto e á
sacramentalização.
Pastoral e missão
Missão: envio do cristão ao mundo. A missão de Jesus se prolonga na missão de
sei próprios enviados. O missionário é
um enviado por alguém a alguém.
Missão com o tempo adquiriu uma conotação proselitista
e ecclesiocentrica. O CVII substituiu missão com evangelização.
Evangeli Nuntiandi de Paolo VI: a Igreja existe para evangelizar, que
consiste a levar a Boa Nova a toda a humanidade, para transformá-la a partir de
dentro. Ev. É dar testemunho de Jesus.
No contexto da renovação do CV II a pastoral, enquanto
ação pensada, está respaldada na teologia que confere a esta uma dimensão
pastoral. Neste novo contexto é o povo de Deus o sujeito da pastoral. O CV II
resgatou a ideia da igreja como povo de Deus, fundada sobre a ideia de uma
radical igualdade e dignidade de todos e todas os batizados (LG 32). Todos os ministérios
se fundam no único batismo (LG 14b).
É do tria munera que brotam todos os ministérios (LG
12).
A relação de leigos e leigas com a Igreja não se dá
pela participação no ministério hierárquico, mas no tríplice múnus da Igreja,
que caracteriza a vida cristã de todo batizado.
O compromisso cristão começa em casa e na comunidade
cristã de pertença. Além disso é o mundo o lugar por excelência da ação de todos os batizados.
O CV II faz da Diocese o lugar da pastoral e insere a
paroquia no seio de uma pastoral orgânica e de conjunto (AA 10b). Cf. específico
da América Latina: CEBs.
Igreja local, paróquia, Cebs são lugar da pastoral,
mas não um lugar fechado como se a Igreja bastasse a si mesma, pois a Igreja
está no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário