segunda-feira, 23 de outubro de 2023

A fenomenologia como perspectiva de pesquisa

 



Paolo Cugini

 

A fenomenologia pede para a filosofia uma disponibilidade para acolher a realidade no seu oferecer-se á consciência qual “dato originário”, qual “fenômeno” que se automanifesta pra si mesmo. É o mundo vivido que na fenomenologia é colocado em destaque e precede qualquer reflexão bíblica. É considerado fenômeno tudo aquilo que se oferece á consciência no interno de uma situação experiêncial. Do seu lado o homem se percebe como uma consciência imediatamente colocada num preciso contexto histórico e espacial, em contato direto com o mundo concreto dos objeto da sua percepção. Neste sentido podemos dizer que a consciência é radicalmente intencionalidade, ou seja sempre consciência de algo, contato sobre o mundo e ponto de vista sobre o mundo. A intencionalidade pode ser considerada bipolar: a consciência é intencionada ao dato, mas também o dato é intencionado á consciência. Do ponto de vista fenomenológico a prioridade não pode ser atribuída nem ao dato nem á consciência mas a intencionalidade que os interliga.

 

O método fenomenológico

O método fenomenológico consiste de dois momentos:

 

  1.  epoché: é a suspensão de qualquer julgamento de valor o de verdade (colocar entre aspas qualquer pressuposto), que permita a abertura á globalidade do fenômeno.
  2. momento da revelação (eidetico):

 

É necessário colocar entre aspas tudo aquilo que as opiniões dizem sobre o objeto em questão, junto também com qualquer forma de conhecimento que pode atrapalhar a percepção do objeto assim como ele é, ou seja, assim como ele se manifesta na realidade. De uma certa forma é preciso uma catarse uma abstinência da cultura, para captar o aspecto originário de um determinado fenômeno. Isso não quer dizer que para que o método fenomenológico funcione precisa abandonar as próprias convicções, as próprias idéias: nada disso! Se trata simplesmente de fazer espaço ao evento para que se manifesta na sua objetividade. O trabalho prévio da libertação dos preconceitos é em função da revelação da datidade, do se abri da evidência eidética. A fenomenologia é uma espécie de arqueologia em busca das fontes últimas do mundo da vida. 

Este método permite de captar a estrutura de sentido do objeto, a sua mesma inteligibilidade. Sendo, pois que esta estrutura não coincide de forma alguma com a fatualidade historio empírica, Husserl define a essência a priori, absoluta e objetiva enquanto pertence ao objeto assim como ele se mostra na relação com a consciência, no âmbito da intencionalidade. 

A fenomenologia tende a captar o sentido das coisas. É baseado sobre a capacidade intuitiva do ser humano. A essência é captada nos fenômenos através de uma intuição imediata.

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