quinta-feira, 18 de setembro de 2025

SEGUNDA PROVA DE METAFISICA 2025

 




Terça feira 23 setembro 2025

 

Responder a 6 perguntas de forma analítica (não sintética). Pode utilizar qualquer tipo de material (blog, livros, anotações, etc.). Não é possível entregar a prova antes das 20 h.

 

1.      Plotino e o grande sistema metafisico das três hipóstases por ele elaborado. A filosofia de Plotino não é nem um ecletismo nem uma forma de sincretismo, porque no sistema plotiniano há uma inspiração nova, que confere um sentido inédito a velhas doutrinas. Plotino ratifica e leva ao seu desenvolvimento as teses do médio-platonismo e do neo-pitagorismo. Os eixos do pensamento plotiniano, sua relação com a especulação precedente e sua novidade. As articulações do sistema plotiniano.

 

2.      A grande mudança paradigmática dos séculos XV e XVI conforme a teoria de Thomas Khun, que abre o caminha para o nova maneira de fazer metafisica. A conjuntura de elementos que formam um paradigma cultural. O humanismo do século XV como abertura da crise da modernidade.

 

3.      Diferenças entre a maneira medieval de fazer metafisica comparada com o modelo da modernidade.

 

4.      Cogito ergo sum. A grande reviravolta realizada por Descartes abre o caminho para uma nova maneira de fazer metafisica. Quais são os pontos centrais do método de Descartes?

 

5.       Para Francis Bacon é preciso uma nova logica, um Novo órgão. A nova logica não deve servir somente para debater, mas deve servir para dominar o mundo e por isso, deve servir para a ciência. De agora em diante a filosofia deve ir além das conversas acadêmicas, deve se interessar da realidade. Aprofundar a elaboração do método científico de Francis Bacon.

 

6.      A metafisica de Espinoza. Para Spinoza, a diferença de Descartes que caiu em contradição, existe somente uma substância: Deus. Somente Deus, de fato, é causa sui. Substância este sentido, é aquilo que não necessita de nada mis além de si mesma para existir e ser concebida e, então, a substância coincide com a causa sui.  Aprofundar.

 

7.      O ideal ético de Spinoza: o homem confirma a ordem da natureza. As paixões não se devem a fraqueza, mas á potência da natureza e, por isso, não devem ser detestadas e censuradas, mas explicadas e compreendidas. Spinoza elabora uma metafisica que fundamenta a antropologia e resgata aquelas realidades que nas antropologias platônicas eram descartadas, como a paixão e os sentimentos.

 

8.      O que mais te chamou atenção nesta segunda parte do curso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEGUNDA PROVA DE ANTROPOLOGIA FILOSOFICA 2025

  Quinta feira 25 setembro 2025   Responder ás seis perguntas de forma analítica (não sintética). Pode utilizar qualquer tipo de material (b...