22 SETEMBRO
Responder a 6 perguntas de forma analítica (não sintética)
1.
O
tema do relacionamento entre fé e razão marca os primeiros séculos da Patrística.
A filosofia não é considerada negativamente, mas como auxílio na caminhada
cristã. Analisar o tema citando também a posição dos diversos autores estudados
no curso.
2.
A
trajetória filosófica que levou Justino ao cristianismo provocou uma profunda
reflexão que o levou a elaborar a doutrina das sementes do Verbo, tão
importante ao ponto de ser modificada e utilizada também no Concilio Vaticano
II. Explicar como Justino entende esta
doutrina e em que sentido foi modificada e adaptada nos documentos do Concilio
Vaticano II.
3.
Filo
de Alexandria foi o primeiro que aplicou o platonismo para interpretar os
textos bíblicos. Como se realiza este método e qual é a diferença entre
alegorese e tipologia.
4.
A
escola de Alexandria. O relacionamento entre fé e razão e a Filosofia grega
como pedagogo para chegar ao Deus que se manifestou no Cristianismo na obra de
Clemente de Alexandria.
5.
O
platonismo de Origenes se manifesta sobretudo no comentário aos textos do
Pentateuco e representa um grande testemunho da influência da filosofia grega
nos primeiros padres da Igreja. Argumentar
sobre este assunto.
6.
As
grandes mudanças políticas e culturais do IV século d.C. provocam também uma mudança
na reflexão dos Padres, bem visível no Concilio de Niceia (325 d.C.), onde a Igreja
deu uma resposta significativa sobre a controvérsia ariana. Quais foram os
pontos principais do Concilio de Niceia?
7.
A
teologia apofatica do Pseudo-Dioniso Areopagita. A impossibilidade da razão de
explicar plenamente o mistério de Deus. O caminho contemplativo da mística
ortodoxa conforme a teologia de Vladimir Lossky, diferente da mística católica
que busca a imitação de Cristo. Argumentar sobre isso.
8.
O
tema das duas vontades de Cristo assim como foi demostrado por Máximo o
Confessor.
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