domingo, 23 de julho de 2023

HOMILIA 272 DE S. AGOSTINHO

 



(Sobre a Eucaristia)


 

Aquilo que agora vocês estão vendo sobre o altar de Deus, já o viram a noite passada porem ainda não falamos o que coisa é e o que significa e que profundos mistérios e ensinamentos escondem.

 

O que vocês vêem, pois? Um pão e um cálice: dos quais são testemunhos os vossos mesmos olhos, embora, para a ilustração da vossa fé, dizemos que este pão é o corpo de Cristo e o cálice seu mesmo sangue. Tem aqui a verdade em duas palavras e pode ser suficiente pela fé, mas a fé requere conhecimento, deseja instruir-se; é assim que fala o profeta: “Não entendereis se vocês não acreditareis” ( Is 7,9).

Agora vocês poderão dizer-me: “Pode nos pedir de crer, explica para nós para que possamos entender”. Talvez surja em alguém esta idéia: “Sabemos perfeitamente de onde tomou a sua carne Nosso Senhor Jesus Cristo: da Virgem Maria, quando menino, foi amamentado e, alimentando-se, foi crescendo, se fez homem, foi perseguido pelos judeus pendurando-o no madeiro e no madeiro morreu. Desceu da cruz, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, apareceu e subiu ao céu levando pra lá o seu corpo. Daqui verá para julgar os vivos e os mortos e agora está sentado a direita de Deus Pai...” Como pode este pão ser o seu corpo? E este cálice – ou melhor, o que ele contem – como pode ser o seu sangue?

Estas coisas, meus irmãos, chamem-se sacramentos precisamente porque uma coisa dizem aos olhos e outra á inteligência.

O que os olhos vêem tem aparências corporais, porem encerram uma graça espiritual.

 

Se quereis entender o que es  o corpo de Cristo escutai o Apostolo; vê o que ele diz para os fieis: “Vós sois o corpo de Cristo e os seus membros ( 1Cor 12,27). Se pois vós sois o corpo e os membros de Cristo, o que está sobre a santa mesa é um símbolo de vós mesmos, o que recebeis é o vosso mesmo emblema. Vós mesmos o reafirmais ao responder: Amém. Se dissemos: eis aqui o corpo de Cristo, e vós respondeis: Amém; assim é. Sois, pois, membros de Cristo para responderem com verdade: Amém. E porque atrás das aparências do pão? Não acrescentamos nada de nosso. É o Apostolo que diz, falando acerca deste sacramento: “Embora muitos em numero, somos um só pão, um só corpo” (1 Cor, 10,17). Entende isso e regozija-te! Oh unidade! Oh Verdade! Oh Piedade! Oh caridade! Um só pão. Que pão é este? Um só corpo.

Recorda-te que o mesmo pão não se formou de um só grão, mas de muitos. Quando recebestes os exorcismos, estáveis, na maneira de falar, de baixo da mola do moinho; quando recebestes o Batismo fostes triturados em massa e, de certo modo, o fogo do Espírito Santo vos cozinhou. Sedes o que vedes e recebeis o que sois. É isso que o apostolo disse sobre este pão.

 

E a respeito do cálice, embora não disse nada, o deixou entrever. Para formar esta aparência sensível do pão, se conglutinou, mediante a água, a farinha de muitos grãos, símbolo do que a escritura dizia dos primeiros fieis: “Só tinham um só coração e uma só alma em Deus” ( At 4,32).

Assim acontece com o vinho. Lembram, irmãos, como se faz. Muitos grãos penduram formando um galho, porem o licor dos grãos se confunde em um só.

Tal é o modelo que nos deu o nosso Senhor Jesus Cristo; assim é como quis nos unir á sua pessoa e consagrou sobre a sua mesa o mistério simbólico da paz e união que deve reinar entre nós.

Que recebe o mistério da unidade e não tem o vinculo da paz, não recebe um mistério que lhe seja de proveito mas sim um sacramento que o condena.

Voltados pois, a Deus Nosso Senhor, Pai Todo- poderoso, com pureza de coração e á medida escassa da nossa possibilidade, lhe demos grandíssima e sincerissima graça, suplicando com muito empenho a sua incomparável bondade, se digne de ouvir com gratidão as nossas orações e afastar com seu poder das nossas obras e pensamentos a influencia do inimigo; e nos acrescente a fé, e governe o nosso espírito, e nos dê pensamentos espirituais, nos guie e leve á bem-aventurança em nome de Jesus Cristo, seu Filho. Amem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS HISTÓRIAS DA PÁSCOA NA GALILÉIA (Jo 21,1-24)

    Texto: Marcheselli e outros Tradução: Paolo Cugini   1. Cena de pesca e refeição (Jo 21,1-14) Esta história é a primeira parte de João 2...